Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Fique atento às mudanças no trânsito

23/08/19 às 12:11 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os motoristas que estão acostumados a furar o sinal vermelho em Francisco Beltrão têm motivos para se preocupar. É que o Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran) está instalando dois novos “furões”, equipamentos colocados nos cruzamentos com semáforos para flagrar quem não respeita a sinalização. Os primeiros estão sendo instalados nas esquinas das ruas Curitiba com Luiz Antônio Faedo, no centro, e General Osório com Nossa Senhora das Graças, na Cango.

Alex Sato, gerente de engenharia da Splice, empresa que está instalando os equipamentos, disse que são três câmeras posicionadas para ter amplo alcance do cruzamento com dois sensores instalados na faixa de pedestres. Para configurar a infração, o motorista tem que ultrapassar completamente a faixa de pedestres no sinal vermelho. A multa é considerada “infração gravíssima”, com perda de sete pontos na carteira de habilitação e valor de R$ 293,47. Se passar no sinal amarelo a multa não é registrada. Além das fotos, é feito um vídeo curto — de 5 segundos antes e 5 segundos depois — da passagem do veículo, para não restar nenhuma dúvida do avanço sobre o sinal vermelho.

A diretora do Debetran, Marilda Galvan Ribeiro, relatou que durante a fase de testes estão sendo flagrados em média 30 veículos por dia furando o sinal vermelho. A reportagem do Jornal de Beltrão pôde conferir alguns vídeos das infrações. Há, inclusive, caminhões furando sinal vermelho em pleno centro da cidade em alta velocidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Quatro pessoas ficam feridas após capotamento no bairro Pioneiros Catarinenses

Imagem de destaque
TOMBAMENTO

Após ser fechado por outro veículo, caminhão tomba na BR-163 em Cascavel

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Jovem é ejetado após carro capotar por diversas vezes na BR-163 em Santa Maria

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motorista perde controle da direção e capota na BR-277 em Santa Tereza do Oeste

Marilda está preocupada com os altos índices de acidentes no perímetro urbano. Em seis meses foram seis acidentes atendidos pelo Corpo de Bombeiros. “Ou seja, não foram simples batidas, foram colisões com feridos como aconteceu ontem [quarta-feira] no cruzamento das ruas Maringá com a Uruguai, em que um veículo capotou e o motorista ficou ferido.”No ano passado o município teve 20 mortes decorrentes de acidentes de trânsito, das quais 17 ocorreram em rodovias. “Mas os acidentes dentro da cidade não são menos graves, porque muitas pessoas estão ficando com sequelas no corpo”, reforça a diretora do Debetran.


Novas lombadas eletrônicas 
Muitos condutores também já perceberam que a Avenida Luiz Antônio Faedo, próximo à concessionária Fiat, recebeu nova lombada eletrônica. O equipamento vai entrar em operação dentro de 30 dias. Marilda informa que o pedido era antigo, principalmente do colégio próximo do local, onde há muitos alunos que precisam atravessar a via e têm dificuldade em virtude da velocidade dos veículos que trafegam ali. A lombada física não estava resolvendo o problema e foi retirada. Segundo ela, a pista também era usada para “rachas” entre automóveis. A velocidade permitida é de 40 km/h.

Radar da Porto Alegre
Outra modificação ocorrerá na Rua Porto Alegre, Bairro Alvorada. O radar próximo ao Portal será retirado daquele ponto e posicionado – ainda na Rua Porto Alegre – próximo ao cruzamento com a Rua Alagoas. Mais uma vez a prioridade é facilitar a vida dos estudantes que precisam atravessar a rua. Na Avenida General Osório, no sentido centro/bairro, o radar que hoje permite velocidade máxima de 60 km/h irá baixar para 50 km/h. O radar que do sentido bairro/centro será recolocado antes da curva da empresa Gralha Azul, onde ocorrem muitos acidentes. Na Avenida Dom Agostinho José Sartori, o radar também irá mudar de local, mas ainda não está definido o ponto exato, e a velocidade irá para 50 km/h. O Debetran fará uma terceira faixa com tachões para facilitar o acesso de veículos à peixaria. Motoristas que vão sentido Beltrão/ Marmeleiro e desejam chegar no estabelecimento enfrentam dificuldade para fazer a conversão à esquerda. 
Todas as melhorias estão sendo implantadas e a previsão é que passem a vigorar nos próximos dias.


Jornal de Beltrão


© Copyright 2023 Grupo Tarobá