Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo busca novas tecnologias para gestão de trânsito

19/11/19 às 17:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Conhecer tecnologias utilizadas para o controle e gestão de trânsito e novas alternativas em mobilidade que possam ser aplicadas nas cidades paranaenses é um dos interesses da missão internacional liderada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A comitiva visitou nesta terça-feira (19) o Centro de Gestão de Tráfego de Valência, responsável pelo gerenciamento de uma rede viária de 300 quilômetros de extensão e que conta com aproximadamente 500 mil veículos.

O centro é gerenciado pelo grupo ACS, o mesmo da central de regaseificação de Porto de Segunto (que a comitiva também visitou nesta terça-feira). O local faz a gestão integral do tráfego da cidade espanhola, organizando a circulação de todos os usuários da via pública, incluindo pedestres, motoristas, motociclistas e o transporte coletivo.

Leia mais:

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Quatro pessoas ficam feridas após capotamento no bairro Pioneiros Catarinenses

Imagem de destaque
TOMBAMENTO

Após ser fechado por outro veículo, caminhão tomba na BR-163 em Cascavel

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Jovem é ejetado após carro capotar por diversas vezes na BR-163 em Santa Maria

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motorista perde controle da direção e capota na BR-277 em Santa Tereza do Oeste

“São tecnologias voltadas para uma cidade inteligente, que facilita a vida do usuário e alia a mobilidade à sustentabilidade, já que reduz atrasos e também a emissão de gases pelos automóveis”, disse o governador. “Conhecer projetos como esse nos dá a ideia do que queremos para as cidades paranaenses e o que temos como horizonte quando pensamos em um estado inovador”, ressaltou.

São cerca de 750 câmeras espalhadas pela cidade e mais de mil pontos de semáforos, gerenciados por um sistema centralizado que permite regular os semáforos em tempo real e adequá-los às condições do trânsito.

MODIFICAR O TEMPO - Pela central, é possível modificar o tempo de cada acesso, o ciclo semafórico e a sincronização entre diferentes cruzamentos, para evitar congestionamentos em algumas vias enquanto sobra tempo em outras.

Com isso, é possível reduzir a espera e aumentar a velocidade de circulação. O Centro de Gestão de Tráfego também conta com um sistema de emergência, que funciona automaticamente em caso de falha do sistema centralizado.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá