Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pedestres e ciclistas persistem no equivoco de utilizar as pistas exclusivas do transporte coletivo

29/05/20 às 12:13 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Pedestres e ciclistas, alguns atletas, outros praticantes de caminhada ou corrida, e até adolescentes se arriscando com brincadeiras de empinar a bicicleta ou manobras de skate. De tudo se vê nos corredores exclusivos para as pistas dos ônibus, principalmente depois das 18h30, quando ainda é intenso o movimento dos veículos do transporte coletivo urbano em Cascavel.

Abusos foram novamente flagrados no início da noite de ontem (28) na Avenida Brasil, sentido leste da cidade, onde equipes de agentes de trânsito e de educação de trânsito da Cettrans/Transitar realizaram uma nova ação educativa. Contudo, a receptividade nesse ponto da cidade não foi das melhores.

Ao avistar a viatura os usuários desviavam e depois permaneciam na pista no trecho adiante. Os que paravam para escutar recebiam mal as orientações, que visam justamente preservar a vida dos cidadãos. Agentes sofreram desacato de alguns abordados. “O tema do Maio Amarelo deste ano é justamente perceber o risco para proteger a vida, mas estas pessoas, além de perceber o risco não aceitam quem está querendo preservar a vida deles”, lamentou a coordenadora do setor de Educação de Trânsito, Luciane de Moura, lembrando que o risco é grande para quem se arrisca, uma vez que o ônibus trafega na velocidade da pista criada para ele e o motorista pode não visualizar o pedestre ou o ciclista, além de não ter tempo de frear para evitar uma tragédia. “Além disso, a pista é liberada para veículos de urgência e emergência e táxis, o que pode surpreender os usuários”.

Leia mais:

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Quatro pessoas ficam feridas após capotamento no bairro Pioneiros Catarinenses

Imagem de destaque
TOMBAMENTO

Após ser fechado por outro veículo, caminhão tomba na BR-163 em Cascavel

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Jovem é ejetado após carro capotar por diversas vezes na BR-163 em Santa Maria

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motorista perde controle da direção e capota na BR-277 em Santa Tereza do Oeste

“A vida é minha e a bicicleta é minha”, disse uma jovem que foi fotografada pela equipe da Secom e que não gostou de ser orientada a deixar o corredor do ônibus. Ela justificou que na ciclovia ela não consegue andar, que não é respeitada pelos demais ciclistas, por isso prefere usar a pista do ônibus. Enquanto argumentava, o ônibus se aproximou e por pouco não foi atropelada. O resultado é que ela seguiu o destino pela faixa exclusiva e o motorista do ônibus, ao parar no ponto, informou que a rotina de enfrentar os ciclistas está se tornando perigosa.

O risco é real. Apesar das ações educativas e alertas da Cettrans/Transitar, os moradores continuam usando o espaço do transporte coletivo. Dois acidentes envolvendo ônibus e usuários nas pistas ocorreram este mês. O mais recente ocorreu na terça-feira (26), no início da noite, próximo ao antigo terminal leste, quando um ciclista colidiu com um ônibus.

 Sentado aguardando o ônibus o auxiliar de estoque Victor Eduardo Galina voltava de um dia de trabalho e assistia às cenas de flagrantes de imagens. Ele disse que as cenas são diárias. “Considero um risco desnecessário a que essas pessoas se expõem, pois têm lugar próprio para elas circularem. Tá errado isso, só não sei o que pode ser feito para evitar isso”.

Normas de circulação

Diante da dificuldade de inibir essa prática irregular, que fere o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), a Cettrans/Transitar intensificará as abordagens educativas nas três avenidas com corredor exclusivo.

Paralelamente, já estuda-se regulamentar autuações por descumprimento de normas de circulação.


Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá