Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Porto em Ação abre Semana Nacional de Trânsito

18/09/19 às 18:14 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Abrindo os trabalhos da Semana Nacional de Trânsito, a empresa pública Portos do Paraná promoveu nesta quarta-feira (18) mais uma edição do programa Porto em Ação. Foram atendidos com serviços gratuitos os caminhoneiros que esperam no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Entre os serviços ofertados gratuitamente estão cuidados com a saúde, vacinação, medição de pressão e diabetes, corte de cabelo, orientação espiritual e palestras sobre trânsito e segurança.

Nas palestras e apresentações, o tema predominante foram cuidados e comportamentos preventivo no trânsito. “O Porto em Ação simboliza uma atenção das autoridades para mudar a realidade do trânsito de Paranaguá”, disse o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli. “O respeito mútuo entre todos é o grande motivo, precisamos de mais conscientização. Seja no caminhão, na moto, seja o pedestre, todos têm que aprender a conviver de forma harmônica na cidade.”

A Polícia Rodoviária Federal participou com um ônibus interativo que transmitia em telão diversos vídeos, abordando números de acidentes e demonstrando a necessidade da mudança de atitude das pessoas. “De nada adianta você ter conhecimento, saber que não pode beber, não pode usar celular dirigindo, se você não tiver a atitude da mudança”, salienta a policial Maricelle Lucas, lembrando que em 2018 foram 38.000 mortes no trânsito no Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Quatro pessoas ficam feridas após capotamento no bairro Pioneiros Catarinenses

Imagem de destaque
TOMBAMENTO

Após ser fechado por outro veículo, caminhão tomba na BR-163 em Cascavel

Imagem de destaque
CAPOTAMENTO

Jovem é ejetado após carro capotar por diversas vezes na BR-163 em Santa Maria

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motorista perde controle da direção e capota na BR-277 em Santa Tereza do Oeste

O Detran, que deve voltar em breve a operar seu prédio no Pátio de Triagem de Paranaguá, também participou do evento. “Temos que fazer parte do dia a dia dos caminhoneiros, é necessário demonstrar sempre a eles a responsabilidade que têm, aliada a importância de manter sua saúde em dia, de ter uma vida saudável”, afirmou Mauro Ferreira do Valle, da Escola Pública de Trânsito do órgão.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação e Urgências do Samu, Aline Carla Fonseca dos Santos, cuidar dos caminhoneiros e essencial. “Viemos orientar os caminhoneiros sobre primeiros socorros e quando o Samu deve ser acionado ou não”.

A concessionária Ecovia, que sempre participa de forma ativa do Porto em Ação, trouxe dessa vez para palestrar a ciclista Cíntia Duarte. Ela falou sobre o convívio harmônico entre ciclistas e caminhoneiros. “Ambas as partes têm que ter muito cuidado. Minha orientação é para que os ciclistas mais entusiastas, que não estão acostumados e não tem tanta habilidade, treinem um pouco mais antes de descer uma serra ou ir para estrada.”

Leônidas Martins Júnior, superintendente municipal de trânsito de Paranaguá, concorda com a ciclista. “É necessário mais atenção, mais cuidado, menos velocidade e respeito ao estudo que delimitou o trânsito para caminhões na cidade. Optamos por educar o motorista, sempre é melhor educar do que fiscalizar.”

MAIS PROCURADOS: Cerca de 180 caminhoneiros passaram pelo atendimento. O mais procurado foi o serviço de vacinas, que disponibilizou gratuitamente a antitetânica, de febre amarela e hepatite B. Medição de pressão e diabetes ficou em segundo lugar, seguido do corte de cabelo.

PARCEIROS - São parceiros do projeto, junto com a Portos do Paraná, a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Polícia de Trânsito de Curitiba, prefeitura de Paranaguá, Superintendência Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Civil Municipal, Centro de Assistência Social Esperança (Case) e Concessionária Ecovia. O próximo Porto em Ação acontece em novembro, em data a ser definida.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá