Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Transporte coletivo de Foz é paralisado em Foz do Iguaçu

24/07/18 às 08:58 - Escrito por Redação Tarobá News

Orientados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviários de Foz do Iguaçu os trabalhadores das linhas do transporte coletivo realizam uma paralisação desde as 8h da manhã desta terça-feira, 24.  

O ato ocorre devido a recusa de uma das empresas de pagar uma taxa, chamada solidariedade, ao sindicato, que cobra 2% sobre a folha de pagamento. O sindicato cobra essa taxa para manter os serviços, já que o imposto sindical não é mais obrigatório. 

Segundo o Sindicato, das quatro empresas que fazem o transporte coletivo em Foz, três assinaram o acordo. Apenas uma delas não aceitou pagar a taxa e para pressionar o pagamento, o sindicato convocou a categoria para paralisar todas as atividades. Além da taxa, o sindicato cobra a presença de cobradores nos micro-ônibus da empresa que possui 30% da concessão do transporte e pedem reajuste salarial.


A paralização inclui trabalhadores de todas as empresas que fazem parte do Consórcio Sorriso e que operam no transporte coletivo no município. O grupo é constituído pela Viação Itaipu, Transportes Balan, Viação Gato Preto, Viação Cidade Verde e Expresso Vale do Iguaçu. 


Essa mesma empresa quer aumentar o número de ônibus sem a contratação de novos cobradores. O transporte funcionou normalmente no horário de pico até as 8h da manhã e agora ocorre a paralisação. 

A partir das 10h uma assembleia para decidir como será a paralisação, que pode ser total ou parcial, dependendo do que os trabalhadores decidirem. Atualmente em Foz do Iguaçu são 160 ônibus que transportam 40 mil pessoas todos os dias. 


© Copyright 2022 Grupo Tarobá