Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Edital de concessão do Parque Estadual de Vila Velha é publicado

05/09/19 às 10:22 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo publicou nesta quinta-feira (5) o edital do processo de concessão do Parque Estadual de Vila Velha. O edital é dirigido a empresas interessadas em investir na melhoria da estrutura do parque e do seu entorno, potencializando os atrativos turísticos do local.

O Estado vai conceder área do parque preestabelecida para que sejam desenvolvidas atividades de uso público e turismo. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) continuará como órgão administrador, responsável pela política pública do local e por monitorar se a gestão obedece ao plano de manejo.

“O objetivo da concessão é chamar mais visitantes para a unidade, que é uma das principais atrações turísticas do Paraná. A ideia é movimentar a economia local e também do Estado”, diz o secretário Márcio Nunes. “O Paraná tem muitas belezas que precisam ser mais visitadas”.

Leia mais:

Imagem de destaque

Largada da Rota das Catedrais será neste sábado

Imagem de destaque

Feriados prolongados aceleram turismo de Foz do Iguaçu

Imagem de destaque

Lago Cabrinha ganha letreiro turístico

Imagem de destaque

Lago Cabrinha ganha letreiro turístico

O edital pode ser acessado no site da secretaria e instituições vinculadas. Além do edital e anexos, no site podem ser consultado documentos do estudo de viabilidade, consulta pública, roadshows, audiências públicas, plano de manejo e conselho consultivo, além da lei autorizativa da concessão de uso. No conjunto de materiais estão descritas as oportunidades de negócio nas áreas de visitação, esportes, alimentação e hospedagem.

ETAPAS – No mês de agosto, nos dias 13 e 14, foram realizados roadshows (exposições itinerantes) em São Paulo e Curitiba. No dia 15 de agosto aconteceu a Audiência Pública no Sebrae de Ponta Grossa. O objetivo foi apresentar o projeto de concessão de uso para investidores e público em geral e as oportunidades de negócio do Parque em relação à natureza, ao turismo e à economia. Uma Consulta Pública ficou aberta no site da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo até o dia 20.

OPORTUNIDADES – A empresa que receber a concessão poderá investir em atividades como balonismo, arvorismo, fotografia de natureza, caminhadas, campo de desafios, cicloturismo/mountain bike, observação da vida selvagem, acampamento/glamping. Outras opções são eventos técnicos, religiosos, esportivos e de lazer, flutuação na Lagoa Dourada, além de espaços interativos, museu, rapel, elevador em Furnas e hospedagem (hotel, pousada, hostel e glamping).

GRUPO DE TRABALHO - O Grupo de Trabalho para a concessão é formado por técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, do IAP, do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), Instituto das Águas do Paraná e Paraná Turismo.


AEN PR

© Copyright 2023 Grupo Tarobá