Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Passeio ciclístico marca o início das obras da Rota Beira Parque, em Foz do Iguaçu

25/06/18 às 14:34 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um passeio ciclístico, na tarde de sábado (25), simbolizou o marco inaugural e o início das obras da Rota Beira Parque – uma pista de 220 quilômetros, entre Foz do Iguaçu e Cascavel, nas margens do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), planejada para ser referência no cicloturismo internacional. A iniciativa é da Itaipu Binacional, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetur) e os municípios lindeiros ao PNI.

Quase 400 ciclistas participaram da pedalada nos dez quilômetros iniciais do trajeto, do Centro de Recepção do PNI à Avenida Felipe Wandscheer, em Foz. A organização foi da Prefeitura, Adetur, PNI e Itaipu Binacional, com o apoio dos grupos de ciclistas da cidade.

Antes da saída houve uma breve solenidade, com a presença de diversas autoridades locais – entre elas, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. O diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Kaminski, representou a empresa.

Leia mais:

Imagem de destaque

Largada da Rota das Catedrais será neste sábado

Imagem de destaque

Feriados prolongados aceleram turismo de Foz do Iguaçu

Imagem de destaque

Lago Cabrinha ganha letreiro turístico

Imagem de destaque

Lago Cabrinha ganha letreiro turístico

A primeira etapa das obras contempla pavimentação, drenagem e adequação da pista, deve estar concluída em dezembro e custará cerca de R$ 6,5 milhões. Desse montante, 70% serão pagos pela Itaipu Binacional e os outros 30% pelos 11 municípios lindeiros ao PNI. O trabalho está sendo coordenado pela Superintendência de Obras da Itaipu e faz parte do Projetos Caminhos do Iguaçu, que prevê uma série de ações para criar outras alternativas de turismo dentro do PNI.

“O Parque Nacional é reconhecido internacionalmente por ser Patrimônio da Humanidade. Uma rota nas suas margens, com certeza, será reconhecida internacionalmente e atrairá turistas do mundo todo para a região”, disse Kaminski. “Queremos diversificar e fomentar o turismo regional. Investir na melhoria desta estrada é uma contribuição da Itaipu”, completou.

Para Chico Brasileiro, a ideia é aproveitar estruturas já existente, melhorá-las e dar a elas novos usos. “Essa rota já existe, inclusive, é bastante utilizada por moradores da região, mas agora ganhará uma outra utilidade, o cicloturismo, entre outras práticas esportivas”, completou o prefeito de Foz, Chico Brasileiro.

A parte iguaçuense receberá pavimentação com fresagem asfáltica, aproveitando o material retirado da pista do aeroporto, que passa por reforma. Assim como Foz, os outros dez municípios também já licitaram as obras em seus trechos.

A sinalização de toda ciclovia será feita pela Itaipu e deve estar pronta no segundo semestre de 2018. Na segunda etapa das obras, de acordo com Kaminski, serão construídos pontos de paradas e incentivada a construção de pousadas e restaurantes por parte da iniciativa privada.

Aprovada

A iniciativa foi aprovada pelos ciclistas e empresários da região. O empresário Luciano Castilha, presidente da Associação Ciclística Cataratas do Iguaçu, pedala há 12 anos. Ele é um dos grandes incentivadores do esporte na cidade. “Foz do Iguaçu já uma cidade turística, agora, teremos um novo equipamento na região. Essa ciclovia colocará a cidade na rota do cicloturismo”, afirmou Castilha. “Teremos uma trilha que termina ou começa nas Cataratas do Iguaçu. Quem não vai querer percorrer?”

A jornalista Cristina Gourlart já foi profissional da bike. Ela participou de várias competições sobre duas rodas, mas sua bicicleta estava parada há 18 anos. “Essa notícia me incentivou a tirar as teias de aranha da bike e voltar a pedalar”, contou. Na opinião de Cristina, uma rota como essa facilita a prática do esporte. Todo jogador de vôlei precisa de uma quadra, um ciclista precisa de uma pista. Agora teremos”, comparou.

O servidor público Emerson Hirai começou a pedalar há um ano. Foi a forma encontrada por ele para despertar no filho, o pequeno Davi, de 2 anos, o gosto pelo esporte. Pai e filho adoraram o passeio. “Faltava em Foz um espaço como esse. Poder praticar o esporte que a gente gosta, em meio à natureza e ainda com segurança, é simplesmente maravilhoso”.

Autoridades

Além de Kaminski e Chico Brasileiro, também participaram a presidente da Adetur, Fernanda Fedrigo; o secretário de Turismo Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla; e representantes das associações ciclísticas de Foz do Iguaçu.

Fonte: Itaipu Binacionl

© Copyright 2023 Grupo Tarobá