Bem-estar

Como escolher óculos ideais para crianças


25/06/19 às 11:23 - Escrito por Redação Tarobá News

Ao comprar um óculos para uma criança existem diversos atributos que contribuem para fazer uma boa escolha, um deles é a estética do acessório. Cores e desenhos podem fazer a diferença para que o item seja mais atraente para seu filho. Além disso, os óculos precisam ser resistentes e confortáveis. Para tanto, é necessário descobrir os melhores materiais, armações e lentes para cada necessidade.

Os materiais mais indicados são o grilamid, a resina morfa termoplástica e o silicone. Por causa da flexibilidade e do conforto, o de silicone é o mais indicado pelos especialistas para compor a armação de um óculos para uma criança com menos de 12 anos de idade. Caso o material seja flexível demais e não fique bem fixo, a outra alternativa é o grilamid, um material que também é resistente e não machuca os pequenos, caso sofram algum tipo de queda. Enquanto isso, a resina morfa termoplástica tem o grande diferencial de ser um material com hastes mais flexíveis, o que faz com que seja uma boa pedida para seus filhos.

Uma vez escolhido o material do acessório, é o momento de escolher a melhor armação para cada criança. Essa tarefa nem sempre é fácil porque o formato do nariz e o tamanho ainda estão em desenvolvimento. Portanto, quando for escolher o produto, prefira óculos que tenham suporte nasal, como aquelas plaquetas presentes em materiais como grilamid ou resina morfa termoplástica. Conforme a sua filha ou filho cresce, os ossos também se desenvolvem, incluindo aqueles localizados no nariz. Pensando nisso, diversos fabricantes criaram apoios nasais ajustáveis para acompanhar o desenvolvimento infantil.

As armações de aro fechado são as mais indicadas para as crianças, porque protegem todo o contorno das lentes. Algumas armações devem ser evitadas, por exemplo as que possuem acetato, que são mais pesadas e requerem manutenção especializada. Portanto, acabam sendo mais indicada para adolescentes, pois se a criança quebrar, dificilmente voltará ao formato original, além de não possuir plaquetas para o apoio do nariz.

Para as lentes, os materiais mais indicados são Trivex, Resina e Policarbonato. Cada uma delas é recomendada para uma situação específica. As lentes Trivex, por exemplo, são mais indicadas para quem tem um grau baixo (até quatro de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo), enquanto a resina é recomendada para pessoas com um alto grau, além de ser um material resistente e leve para as crianças. Mas, nesses casos, procure um médico e confirme com ele qual é a melhor lente a ser utilizada.