Bem-estar

Dia Internacional da Música: 5 motivos para aprender música


01/10/20 às 09:31 - Escrito por Redação Tarobá News

A  música esteve e está presente em nosso dia a dia desde sempre. Seja para contar histórias, transmitir sentimentos ou apenas tornar o ambiente mais confortável, a música estimula diferentes sentidos do corpo humano. Diversos estudos científicos mostram que treinamento musical pode melhorar habilidades cognitivas, de linguagem e de aprendizado. Uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descobriu que aulas de piano, por exemplo, ampliam a capacidade dos alunos da Educação Infantil em diferenciar palavras e consequentemente melhora a aprendizagem da leitura.

Na opinião da professora de música da Educação Infantil do Colégio Marista Maringá, Monica Carniel Marques, a música, desde sua forma mais simplificada, sempre envolveu os sentimentos humanos. “O impacto sensorial que a música exerce sobre o corpo e o poder dos diferentes ritmos estimula as habilidades motoras e percepções de tempo e espaço”. Além disso, aprender um instrumento pode contribuir para o aprendizado de outras disciplinas. Confira cinco motivos para inserir a música na vida de jovens e crianças.

Melhora o raciocínio - por meio dos ritmos, compreensão e interpretação de letras e melodias, a criança pode melhorar seu raciocínio espontâneo, desenvolver conhecimentos variados e manifestar a inteligência de formas diversas.

Melhora o aprendizado de várias disciplinas - as possibilidades de combinação entre os componentes musicais são quase infinitas. Essas combinações, por sua vez, servem como ativadoras das células cerebrais, que se tornam úteis para a aplicação em outros conhecimentos como a Matemática, a Biologia e a Física.

É um belo exercício para o cérebro - incluir as atividades musicais na grade curricular, trabalhando de forma multidisciplinar estimula as habilidades mentais que favorecem o desenvolvimento cognitivo e contribui para o melhor aproveitamento das demais disciplinas. Com a música, são ativados circuitos cerebrais que proporcionam um aumento da capacidade cerebral. Ou seja, ao entrarem em contato com os códigos sonoros, os neurônios se abrem para receberem novos conhecimentos.

Estimula outras linguagens - Quando uma criança tem contato com letras musicais, por exemplo, pode apresentar uma aprendizagem prazerosa da oralidade, começando com simples palavras até chegar a formulação de frases. Isso se justifica pelo fato de a música e a linguagem falada apresentarem pontos semelhantes. O uso das capacidades musicais favorece o aprimoramento da comunicação verbal, tal como acontece em casos de pessoas gagas que conseguem cantar normalmente.

Ajuda na formação da personalidade - a música também atua diretamente na formação da personalidade da criança, influenciando as áreas de desenvolvimento dos sentidos, audição e visão. Os estímulos musicais, que podem ser trabalhados por meio de atividades lúdicas, contribuem para a formação global do ser humano, aprimorando aspectos como a percepção auditiva, imaginação, coordenação motora, memorização, socialização, expressividade e percepção espacial. A musicalidade transforma o ensinar, ampliando a capacidade de interpretar e compreender conceitos. 

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.


Luiza Lafuente