Comportamento

Como limpar sofá: confira as melhores soluções caseiras!


28/04/21 às 11:12 - Escrito por Redação Tarobá News

Nem todo mundo sabe como limpar sofá, mas, certamente, quem tem um estofado em casa já se questionou como deixá-lo limpinho, cheiroso e, claro, recuperar a cor e brilho do tecido.

Existem muitas técnicas de como limpar sofá, e neste artigo, vamos trazer as principais dicas e sugestões para diferentes tipos de tecidos e misturas. Cuide para selecionar os materiais e produtos certos — só assim será possível manter as fibras dos tecidos intactas e aumentar a vida útil do seu estofado.

Como limpar sofá de tecido 

A mistura para limpar sofá de tecido mais comum é bem simples: uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, 150ml de vinagre e 750ml de água. Além de ser uma mistura versátil, ela é excelente para neutralizar cheiros, dar um reforço no brilho e tirar manchas. 

Siga o passo a passo:

1. Misture os ingredientes. A solução vai borbulhar, mas isso é comum! Reserve-a

por cinco minutinhos antes de aplicar.

2. Aplique com pano úmido. Se preferir, pode usar um borrifador para aplicar a mistura no sofá. Passe o pano em toda a superfície, lado e cantos do sofá.

3. Deixe secar naturalmente e, se achar necessário, aplique a mistura novamente.

4. Neutralize cheiros. Se achar que o odor da mistura acabou marcando o tecido, aplique uma mistura de detergente neutro e água, para finalizar a limpeza.

5. Por fim, passe um pano seco para ajudar no processo de secagem.


Como limpar sofá de couro e camurça

Sofás de couro e camurça podem parecer mais complexos para limpar, mas os cuidados são básicos: esses materiais não suportam ficar encharcados. Portanto, a regra do paninho úmido também vale para esse tipo de material. Se quiser investir em técnicas de lavagem a seco, essa modalidade também é excelente para couro e camurça!

1. Junte detergente neutro e água (no máximo morna). Essa mistura é suficiente para limpar sofás de couro e camurça. Não utilize álcool ou alvejantes!

2. Mergulhe o pano na água e torça bem antes de aplicar. Não pingue nem borrife a mistura no sofá.

3. Se acreditar que precisa, repita o processo após a secagem. Mas lembre-se: não encharque! É fundamental deixar o tecido secar primeiro.

Como limpar sofá de veludo ou linho

Para limpar sofás de materiais mais delicados, vale investir em uma escovinha de dentes infantil, com cerdas flexíveis e suaves. A mistura de vinagre também entra em ação.

1. Misture vinagre branco e água. A proporção é simples: 1 litro de água para 250ml de vinagre.

2. Borrife a mistura sem excessos e somente na área que pretende esfregar.

3. Esfregue com cautela e respeite o “sentido” das fibras do veludo ou linho. Se o tecido tiver aspecto circular, por exemplo, aplique com a escovinha em movimentos circulares.

4. Deixe secar em local arejado. Quanto mais arejado for o ambiente, mais rápido o sofá vai secar. Não utilize secadores de cabelo para secar mais rápido, você pode acabar incorporando manchas no tecido.

As misturas aqui indicadas são seguras e testadas, mas, se preferir, faça um teste com cada uma delas em uma área menos aparente do sofá!


Qual a lavagem mais indicada para limpar sofá?

Ainda ficou com dúvidas sobre a lavagem do sofá e/ou sentiu alguma insegurança para aplicar as misturas indicadas nesse artigo? A dica é simples: use e abuse dos produtos específicos para limpeza de tecidos e sofás.

Outra recomendação é seguir o processo de lavagem indicado pelo fabricante do seu estofado, ou buscar empresas de higienização especializadas.

Ainda, se o seu sofá só permitir lavagem a seco, esses profissionais têm os produtos e ferramentas necessárias para não danificar o tecido.