Comportamento

Mercado de trabalho: confira as profissões que estarão em alta em 2020


14/01/20 às 14:29 - Escrito por Redação Tarobá News

Um estudo realizado pelo Linkedin denominado “Profissões Emergentes”, divulgado no dia 08 de janeiro, apontou as profissões que estarão em alta no Brasil neste ano. Como esperado, os setores de tecnologia e internet são tendência e lideram a lista com 13 dos 15 cargos citados. Isso mostra o investimento em tecnologia cada vez mais crescente nas empresas.

Esse mapeamento é interessante para entender o mercado de trabalho. Além de contribuir, principalmente, para aqueles que buscam uma oportunidade ou que desejam migrar para outra área. Veja abaixo a lista e as suas qualificações.

Gestor de mídias sociais

Esse é o cargo com a demanda mais crescente do mercado. Entre 2015 e 2019, a procura pelo gestor de mídias sociais subiu 122% e continua crescendo. A responsabilidade desse cargo consiste em liderar toda equipe de social media da empresa. Além disso, o profissional é responsável por planejar a estratégia de conteúdo, monitorar a interação dos usuários com a empresa e a avaliação de dados importantes coletados nas redes.

Engenheiro de cibersegurança

Com a digitalização das empresas, a segurança de dados e da informação é fundamental para qualquer negócio. Por isso, o engenheiro de cibersegurança é um profissional necessário, é ele quem criará mecanismos e sistemas que preservam os dados da empresa contra ataques de hackers, por exemplo.

Representante de vendas

Um dos cargos mais importantes de uma empresa, o representante de vendas é quem vai captar clientes para o negócio. Seja produtos ou serviços, esse profissional é responsável pela comunicação constante entre os clientes e a empresa. O interessante é que esse profissional tem a possibilidade de atuar em diversas áreas e toda empresa precisa de uma equipe de vendas.

Especialista em sucesso do cliente

Esse profissional é responsável pela comunicação entre o cliente e a empresa. Ele garante o bom relacionamento, a transparência na entrega de resultados e colabora para que o cliente tenha a melhor experiência ao adquirir os serviços ou produtos da companhia. Em outras palavras, o especialista em sucesso de cliente precisa garantir que as interações entre ambas as partes gerem os melhores resultados.

Cientista de dados

Com os avanços da tecnologia em todos os setores, gera também a necessidade sobre entender o que é big data, inteligência artificial e a interpretação de dados para descobrir o que é tendência. Esse profissional tem a capacidade de coletar dados complexos, transformar em informações e gerar insights para tomar melhores decisões de negócios.

Engenheiro de dados

Como o nome já diz, esse profissional é responsável pela construção e manutenção de toda a infraestrutura de dados. Ele constrói os sistemas que irão armazenar e processar as informações da empresa, além de facilitar o acesso aos dados brutos.

Especialista em Inteligência Artificial

Esse profissional desenvolve sistemas inteligentes por meio da tecnologia e da programação. Com a profissão surge também o Cientista de Machine Learning, Engenheiro de Machine Learning e Cientista de Dados citados acima.

Desenvolvedor em JavaScript

O JavaScrip é uma das principais tecnologias no mundo, por isso emprego para esse profissional é o que não falta. Um desenvolvedor é responsável por programar e implementar os sistemas nessa linguagem de programação.

Investidor Day Trader

Esse profissional é o negociador para transações mais arrojadas no day trade, que é uma operação cujo o objetivo é comprar e vender ações de uma mesma empresa no mesmo dia. Tudo gira em torno de lucrar na variação do preço rapidamente entre a abertura e o fechamento do mercado.

Motorista

O motorista é responsável por conduzir pessoas e objetos da empresa. Ele faz parte da logística e é fundamental para a agilidade no transporte na maioria dos setores.

Consultor de investimentos

As pessoas estão buscando novas opções de fazer o dinheiro render e muitos apostam no mercado de investimentos. Para ajudar nesse processo, o consultor de investimentos tem o papel fundamental. É ele quem orienta o cliente para o melhor investimento de acordo com o seu perfil de investir e com o momento do mercado.


Assistente de mídias sociais

O assistente de mídias sociais é quem interage com os clientes nas redes sociais. Ele também é responsável por criar conteúdo, anúncios e acompanhar as principais tendências. Criatividade faz parte do dia a dia desse profissional.

Desenvolvedor de plataforma Salesforce

A Salesforce é uma empresa americana, que é referência no mercado de softwares de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Ela é tão forte no mercado, que houve a necessidade de profissionais especializados em programar, desenvolver e implementar produtos, serviços ou aplicativos com base na plataforma Salesforce.

Recrutador especialista em Tecnologia da Informação

Com tantas variações e necessidades diferentes na área de TI, ficou difícil recrutar os profissionais de acordo com a necessidades da empresa. A partir disso nasceu o recrutador especializado na área de tecnologia da informação. Ele tem o conhecimento e a capacidade analítica de avaliar e cruzar as qualificações dos candidatos e as necessidades da vaga.

Coach de metodologia Agile

A metodologia Agile contribui para otimizar e agilizar os processos na hora de desenvolver um determinado produto ou serviço. O coach é quem implementa de forma inteligente nas equipes, para que elas tenham o melhor desempenho na hora de colocar em prática os seus projetos.

Como vimos, o setor de tecnologia está em alta e para quem deseja entrar no mercado, os cursos de graduação e especialização estão disponíveis em diversas universidades com bolsas de estudos. Dito isso, a expectativa é que as empresas cresçam e se digitalizem cada vez mais e assim novas oportunidades irão surgir.