Curiosidade

4 mitos que você deve saber sobre economizar combustível


11/06/19 às 16:00 - Escrito por Redação Tarobá News

Nos tempos atuais em que um litro de gasolina está custando 5 reais, muitas pessoas fazem de tudo para economizar combustível. Mas você sabia que existem mitos rodando por aí que podem gastar mais e até prejudicar seu automóvel? Conheça mais a seguir!

Está cada vez mais caro encher o tanque. O preço do combustível varia bastante e muitos acabam recorrendo a métodos populares.

Entretanto, você sabia que existem vários mitos sobre economizar combustível? Que tal conhecer alguns dele e ver quais erros e acertos você comete? Confira a seguir!


Mitos que você deve saber sobre economizar combustível

Descer ladeiras em ponto morto

Todo mundo já viu ou ouviu alguém dizer que descer ladeiras em ponto morto, ou seja, com o carro desengatado ajuda a economizar combustível. Porém, este é um dos maiores mitos existentes quando o assunto é economia!

Claro que o carro irá descer, afinal, está em uma ladeira. Mas, quando o carro está na marcha correta e desce uma ladeira, o carro entende que não precisa injetar combustível no motor, sendo assim, não gasta nada.

Devemos lembrar que esta prática é perigosa, já que o carro pode não ativar os freios se for necessário utilizá-los.

Vidros abertos ajuda a economizar

Neste momento apresentamos um impasse, afinal, o uso do ar condicionado está diretamente ligado ao combustível.

Portanto, poderíamos dizer que é verdade, todavia, acima dos 80 km/h o carro encontra um atrito maior com o vento e, se os vidros estiverem abertos você gastará mais do que se estiver utilizando o ar condicionado.

Portanto, se for viajar ou caso dirija em vias rápidas é preferível dirigir com os vidros fechados e ar condicionado ligado para economizar combustível.

Pneus mal calibrados aumentam o consumo

Este não é um mito! Já foi comprovado que pneus mais secos têm maior atrito com o asfalto e, desta forma, fazem com que o motor faça mais força para tirar o automóvel da inércia. Portanto, quanto maior a força, maior o gasto de combustível.

Consequentemente, é preciso manter os pneus bem calibrados de acordo com as indicações do fabricante, pois, além de ajudar a diminuir o consumo de combustível, mantém o motorista e passageiros em segurança.

Gasolina aditivada rende mais

Muitas pessoas falam isso, entretanto, é mito dizer que a gasolina aditivada rende mais.

Ela oferece a mesma autonomia que a gasolina comum. A diferença se encontra no aditivo adicionado a ela, que permite uma limpeza do motor.

Devemos lembrar que um motor sujo acaba consumindo mais, então, pode ser daí que surgiu este mito.

Portanto, de vez em quando vale a pena abastecer com a gasolina aditivada para ajudar na limpeza do motor, mas ela não renderá mais que a comum.

Agora que você conheceu alguns mitos e verdade sobre economizar combustível, compartilhe nossas dicas com seus amigos motoristas para todos saberem se estão acertando ou não.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org