Linha 4

Publicidade

Como livrar a casa de pragas urbanas

Redação Tarobá News

Nem tudo são rosas no verão. A estação do ano preferida por muitos brasileiros traz consigo um ponto negativo: o aumento de pragas urbanas, devido ao calor e à umidade -- baratas, escorpiões, moscas e mosquitos, por exemplo, se proliferam de maneira mais rápida e fácil nos grandes centros e trazem riscos à saúde da população.

No entanto, existem algumas dicas básicas que podem amenizar a incidência desses bichos, como, por exemplo, manter a casa limpa, não deixar restos de alimentos expostos e manter o lixo sempre fechado e fora de casa. Confira abaixo como livrar sua casa de pragas urbanas com mais detalhes:

Limpeza básica é essencial

Para evitar qualquer praga urbana, o principal é a higiene. Por isso, procure deixar a sua casa sempre limpa e organizada, assim como em qualquer época do ano, mas com o calor isso precisa ser mais constante e intensificado.

Não deixe louça suja na pia ou na mesa, mantenha os lixos fechados, limpe o quintal e certifique-se de que não há água parada.

Se possível, passe aspirador de pó nos sofás, tapetes e cantinhos do chão. Isso pode garantir que restos de comida e poeiras sejam eliminados e não se tornem um possível chamariz para essas pragas urbanas.

Alimentos sempre bem armazenados ou fechados

Comida é outro aspecto que atrai esses bichos para dentro de casa. Por isso, é importante manter as comidas sempre dentro de armários fechados ou na geladeira. Se deixar exposta na cozinha, deixe em lugares mais altos ou em embalagens fechadas, para evitar o contato com possíveis insetos, por exemplo.

Evite deixar lixo aberto em casa

Contribuindo para uma boa higiene, manter o lixo bem fechado ou ter uma lixeira com tampa são alguns passos também para se livrar de pragas urbanas, porque em pouco tempo insetos podem aparecer se você deixar o lixo exposto, seja dentro de casa ou fora.

Além disso, evite deixar lixo acumulado em casa. Verifique os dias em que o caminhão de coleta de lixo passa na sua rua e sempre se desfaça dele.

Repelentes, inseticidas e dedetização

Mesmo seguindo as dicas, alguns insetos são bem resistentes. Por isso, é possível fazer o uso de repelentes e inseticidas, para deixar a casa um pouco mais blindada contra esses bichos.

Em condomínios de apartamentos, por exemplo, periodicamente, realizam dedetização para prevenir que pragas urbanas adentrem às casas. Quem mora em casa também pode e deve realizar uma dedetização prévia. Assim, com a chegada do calor, a casa já estará protegida.

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade