Curiosidade

Quer se aposentar? Veja como evitar as doenças que mais matam antes dos 60


15/03/19 às 09:07 - Escrito por Redação Tarobá News

Caso a proposta de reforma da Previdência apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro seja aprovada, os homens terão que esperar até os 65 anos para solicitar o benefício, enquanto a faixa etária mínima das mulheres será de 62 anos.

Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2018, a expectativa de vida média do brasileiro passou de 75,8 para 76 anos -- 72,5 para os homens e 79,6 para as mulheres. Então, após se aposentar, você ainda pode ter um bom tempo pela frente para aproveitar o benefício. Porém, para chegar até lá, não basta só trabalhar muito, também é importante cuidar da saúde. Por isso, preparamos uma lista com as doenças que mais matam os brasileiros e o que fazer para evitá-las.


Infarto e AVC

Segundo o Perfil da Morbimortalidade no Brasil, divulgado pelo Ministério da Saúde, em 2014 ocorreram 360 mil mortes no Brasil de pessoas com idade entre 20 e 59 anos. Entre os homens, causas externas (como acidentes de trânsitos) foram a principal causa de óbitos (cerca de 91,5 mil mortes).

Câncer

Neoplastias (tumores) aparecem como a principal causa de morte entre as mulheres com menos de 60 anos (são quase 31,8 mil óbitos por ano). Já entre os homens, o câncer é responsável por aproximadamente 29,8 mil mortes ao ano, e ocupa o terceiro lugar.

Como evitar o câncer

A prevenção de boa parte dos cânceres também passa pela manutenção de um estilo de vida saudável. É importante evitar uma vida sedentária e fazer ao menos 150 minutos de atividade física semanal; manter uma dieta equilibrada, com baixo consumo de alimentos processados; não fumar e maneirar na ingestão de bebidas alcoólicas.

Pneumonia

Doenças do aparelho são a quarta principal causa de morte entre as mulheres com menos de 60 anos (com quase 8 mil óbitos ao ano) --a título de curiosidade, a terceira causa são causas externas (acidentes, por ano.

Como evitar a pneumonia 

Além de manter todos os hábitos saudáveis já explicados nas outras doenças, recomenda-se tomar a vacina contra a gripe e sempre manter as mãos bem higienizadas --para evitar que, ao comer ou coçar o nariz, por exemplo, vírus e bactérias que podem prejudicar o sistema respiratório entrem no organismo.