Economia

CDB, LCA e LCI, os investimentos ideais para você


17/06/20 às 15:47 - Escrito por Conteúdo Patrocinado

O interesse por investimentos no Brasil cresce a cada ano. As pessoas querem fazer o dinheiro render e multiplicar seus ganhos. Muitos dos novos investidores têm dúvidas de qual é a melhor opção para aplicar e onde devem investir. O segredo aqui é saber o perfil de investidor de cada um.

O Banco Original tem uma carteira completa de opções de investimentos para todos os perfis de investidores, de conservadores até quem quer se arriscar mais. Para quem está começando ou para quem ainda não é muito familiarizado com o assunto, três investimentos são os mais indicados. E aí é que entram todas aquelas letrinhas lá do título: CDB, CDI, LCI.

Esses três produtos são investimentos de renda fixa. As aplicações em renda fixa são uma ótima porta de entrada para quem nunca investiu, ou, até então, só contava com a poupança. Elas são opções conservadoras, seguras e que trazem rentabilidade.

As diferenças entre CDB e LCA e LCI

As siglas podem assustar, mas a gente continua falando português. Entenda cada uma delas:

CDB

Significa Certificado de Depósito Bancário e talvez seja o investimento mais popular de renda fixa. Quem investe nele empresta dinheiro para o banco emissor do título, por um prazo determinado, e em troca é remunerado. Esse investimento pode ser pré ou pós-fixado, com possibilidade de resgatar a qualquer momento ou com prazo fixo, podendo resgatar apenas no vencimento. Quando o título é prefixado, a remuneração já é determinada no momento da aplicação. Ou seja, você já fica sabendo o valor exato que irá receber no vencimento. Já nos CDBs pós-fixados, a rentabilidade pode ser atrelada a alguns índices, como ao CDI, indicador da taxa média das operações interbancárias, que costuma estar sempre próximo à Selic.

LCA e LCI

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito Agrícola (LCA) são emitidas pelo banco para financiar iniciativas voltadas ao setor imobiliário e ao agronegócio, respectivamente.

O destaque fica para o fato de serem aplicações livres de imposto de renda, devido a incentivos governamentais para fomentar os setores no país. Também podem ser ofertadas com juros pré ou pós-fixados.

Renda Fixa no Original

Os três investimentos têm suas vantagens. E no Original eles ganham ainda mais atratividade, com diversas opções de prazo e rendimentos. Abra sua conta no Banco Original e conheça a plataforma de investimentos.