Gastronomia

Dia dos Namorados com alimentos afrodisíacos nas suas receitas


11/06/21 às 14:20 - Escrito por Redação Tarobá News

O Dia dos Namorados está aí e as programações a dois são tendência neste 12 de junho. Mas calma! A minha dica também serve pra você que está solteira.

É verdade que ainda não existe nenhuma comprovação científica sobre efeito direto de alimentos na melhora do desempenho sexual, mas se sabe que alguns deles possuem nutrientes que auxiliam na produção de hormônios.

O que são alimentos afrodisíacos?

Batizados com o nome de Afrodite, a deusa grega do amor, afrodisíacos são aqueles alimentos que muitos acreditam aumentar a libido e o prazer.

Os alimentos afrodisíacos são aqueles que têm nutrientes que atuam em nosso corpo ativando substâncias que melhoram o desempenho sexual: melhora a libido, esquenta o corpo, ajuda a ereção masculina, aumenta a lubrificação feminina, entre outras sensações de prazer e produção de hormônios.

Para melhor desempenho da função afrodisíaca o ideal é incluir esses alimentos na rotina diária, em maior quantidade para quem quer estimular o apetite sexual, embora a quantidade e frequência certa para ingerir e seus efeitos sejam variadas.

Sozinhos, porem, tais alimentos não têm superpoderes. nosso organismo não recebe informações de forma segregada e o efeito dos afrodisíacos depende de uma conjunção de fatores psicológicos, emocionais e ambientais.

Não adianta fazer uma dieta radical e comer pimenta, confiando que ela vai aumentar a libido. A privação de vários alimentos causa irritabilidade e deixa o organismo desequilibrado. Para que os afrodisíacos façam efeito de verdade, o conselho é investir em um pacote de atitudes. Sugiro arrumar uma mesa bonita e prestar muita atenção nos detalhes os quais agrada o outro. O que funciona certamente, antes de qualquer coisa, não é somente o chocolate, o gengibre ou a pimenta, ou qualquer outro alimento rotulado afrodisíaco, mas sim, toda a sensualidade e romantismo que envolve esse contexto.

Então vamos falar sobre 4 alimentos considerados afrodisíacos, que tenho certeza de que ira agradar de forma geral os eternos casais de namorados.

Pimenta: A pimenta entra na lista dos alimentos mais poderosos para a libido. A pimenta contem Capsaicina, gera reações fisiológicas no corpo como, por exemplo, transpiração, aumento da frequência cardíaca e da circulação sanguínea. São consideradas reações semelhantes àquelas vivenciadas na relação sexual.

Gengibre: O gengibre é um excelente estimulante sexual, pois melhora a circulação sanguínea, aumentando o desejo e desempenho sexual. Nos homens pode ajudar a prolongar a ereção, e nas mulheres estimula a lubrificação genital, além de aumentar a produção de neurotransmissores que atuam diretamente no impulso sexual, como a noradrenalina.

Chocolate: Na parte doce do cardápio, o chocolate entra como maior estimulante.  O cacau é o produto afrodisíaco por excelência. Ele está muito relacionado a alguns dos mitos históricos que rodeiam a sexualidade. É uma fonte rica em feniletilamina – o suplemento do amor – que favorece a produção de dopamina, o hormônio responsável pelo prazer e pela felicidade.

Seu consumo ativa estruturas cerebrais envolvidas no desejo sexual, já que atua como estimulante natural e como um aminoácido precursor da serotonina, outro hormônio que aumenta a excitação e o prazer durante o orgasmo.

Mel: O mel é utilizado desde a antiguidade como um potente afrodisíaco e como um possível remédio para alguns disfunções sexuais. Trata-se de um alimento com muitas propriedades nutricionais que traz vitalidade para o organismo.

Entre suas múltiplas qualidades está a de aumentar os níveis de testosterona no sangue. A testosterona é um hormônio responsável pelo aumento da libido e pela melhora do orgasmo, tanto nos homens quanto nas mulheres.

A popular “lua de mel” tem seu nome graças a antigas tradições babilônicas, romanas e egípcias. Na Babilônia o pai da noiva dava cerveja de mel de presente para o noivo para que fosse consumida durante o primeiro mês de casamento. No Egito, era tradição que os faraós tomassem mel durante os dias anteriores à noite de núpcias com o objetivo de conseguir a felicidade conjugal. Em Roma, durante o primeiro mês de casados uma taça de mel devia ser consumida todas as noites para aumentar a fertilidade do casal. Definitivamente, o mel é um grande alimento que a natureza nos dá para manter uma vida sexual saudável.

E será que existem alimentos que, neste caso, devemos evitar?

Evitar alguns alimentos também é muito importante. Açúcar e frituras ou alimentos muito gordurosos vão influenciar nos níveis de colesterol e glicose no fluxo sanguíneo e acabar interferindo na sua libido. Sem contar o processo de digestão, né? Barriga muito cheia pode prejudicar a atividade sexual.

A bebida alcoólica também precisa de atenção: o excesso pode inibir a ação do sistema nervoso central, acabando com sua libido ou de seu parceiro(a).

Para finalizar, lembre-se de buscar sempre ajuda de profissionais para cuidar da sua saúde. Desejo que sua noite de Dia dos Namorados seja celebrada com muito amor, esteja você sozinha ou acompanhada. Afinal, cuidar da gente também é um delícia!

E pra fechar com Chave de Ouro...

Se o cardápio para a noite do dia 12 de junho ainda não foi definido pelo casal, fica aqui uma dica sobre como acertar na escolha dos pratos incluindo os alimentos afrodisíacos mencionados em seu jantar a dois.

Frango ao molho de Gengibre e Mel com Linguine Primavera

Ingredientes:

Salsinha a gosto

2 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta a gosto

100 gramas de legumes variados cortados à juliana (tiras finas de cenoura, abobrinha e tomate)

200 gramas de massa tipo linguine

3 colheres de sopa de molho roti

2 colheres de sopa de mel natural

1 colher de sopa rasa de raspas de gengibre

2 fatias de bacon

1 peito de frango inteiro

 

Modo de Preparo:

Limpe, lave e corte o peito de frango, para formar dois filés. Tempere-os com sal e pimenta. Sobre cada filé coloque uma fatia de bacon e enrole no sentido do comprimento. Prenda os rolinhos com palitos. Reserve. Numa panela coloque o azeite e quando estiver quente acrescente o gengibre ralado. Deixe cozinhar um pouco, a fogo baixo, para soltar o gosto. Junte o mel e depois o molho roti. Espere ferver para engrossar (cerca de 20 minutos). Em outra panela, refogue os legumes em azeite, por no máximo quatro minutos. Eles devem ficar mais durinhos e crocantes. Acrescente sal, um pouco de pimenta e salsinha. Reserve. Coloque o peito de frango com o bacon para grelhar e quando estiver no ponto de seu gosto, retire-o e corte em fatias (como um rocambole), com muito cuidado, para o bacon não cair e os rolinhos não desmancharem. Coloque num prato e regue com molho de gengibre e mel. Cozinhe a massa conforme instruções do fabricante. Escorra, misture aos legumes puxados no azeite. Monte em um prato a massa ao lado do frango e finalize com azeite. Sirva em seguida.

Brownie Mexicano

 

Ingredientes:

1 1/2 xícara de chá de manteiga sem sal

2 1/2 xícara de chá de açúcar refinado

6 ovos

1 colher de sopa de extrato de baunilha

1 1/4 xícara de chá de cacau em pó sem açúcar

1 1/4 xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de chá cheia de canela em pó

1/3 colher de chá de pimenta-caiena

3/4 colher de chá de sal

3/4 colher de chá de fermento em pó

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180 °C. Forre uma forma (30 x 22 cm) com papel-vegetal, deixando cerca de 3 cm de papel sobrando dos dois lados para usá-los como alças. Coloque toda a manteiga no micro-ondas e deixe derreter apenas a metade. Misture a manteiga com o açúcar, acrescente os ovos, um de cada vez, e depois acrescente a baunilha.

Em outro recipiente, peneire o cacau, a farinha, a canela, a pimenta, o sal e o fermento em pó. Misture com a massa de manteiga e açúcar e mexa até ficar homogêneo. Transfira a massa para a forma e deixe assar de 20 a 30 minutos. Quando o palito ou o garfo sair com migalhas úmidas é porque está pronto. Deixe esfriar e remova o brownie usando as pontas do papel-vegetal. Corte-o em quadrados e sirva acompanhado de sorvete de creme.