Habitação

Dicas e cuidados para a instalação de caixas d’água


02/07/19 às 14:19 - Escrito por Redação Tarobá News

Bastante utilizada em todo o país, a caixa d’água ganhou ainda mais importância nos últimos anos. Por causa do risco de racionamento em diversas cidades — como São Paulo que viveu uma crise hídrica — várias pessoas resolveram instalar esse tipo de reservatório.

Porém, antes de fazer a instalação, é necessário tomar alguns cuidados. Confira as principais dicas sobre esse assunto!

Tamanho da caixa d’água 

Existem caixas de diversos tamanhos. Há um método que pode ajudar a decidir qual é o melhor. Em uma casa, um morador consome cerca de 150 litros por dia. Outro padrão é que a caixa deve ter uma reserva para dois dia.

Portanto, se a família for composta por quatro indivíduos, a conta é 150 x 4, o que totaliza 600 litros. Mas, como é importante ter água para pelo menos dois dias (1.200 L), o indicado, para essa situação, é ter uma caixa com capacidade para pelo menos mil litros.

Material da caixa 

Da mesma forma que existem caixas com diferentes capacidades, há reservatórios de diversos materiais. As de fibra de vidro são leves, de fácil instalação e limpeza. Porém, não é muito resistente a furos e impactos.

A caixa de polietileno é feita de um plástico à base de petróleo. Esse reservatório é leve e bastante resistente ao transporte. Mas, assim como as de fibra de vidro, não resiste a impactos e perfurações.

A melhor caixa é a de inox. Esse material pode ser facilmente manuseado, é durável e mantém a água fresca. No entanto, essas vantagens fazem com que o seu custo seja mais alto do que as demais.

Onde fazer a instalação

A caixa d’água deve ser instalada em um local alto para que possa descer com força suficiente e escorra pelos canos. Na hora de fazer a instalação, é necessário observar ainda se a superfície em que o reservatório irá ficar aguenta o seu peso.

Se mesmo assim a pressão da água da rua estiver baixa, uma solução pode ser a instalação de uma bomba d’água. Esse aparelho serve para levar a água de um ponto a outro com total segurança e eficiência.

Cuidados

Depois que a caixa d’água estiver instalada e funcionando perfeitamente, o proprietário ainda deverá tomar alguns cuidados. A higienização deve ser feita a cada seis meses em média, para garantir que a água tenha sempre bons condições de uso.

É aconselhável buscar o serviço de um profissional para fazer a limpeza, pois determinados produtos podem contaminar o reservatório. Assim, a caixa irá durar mais tempo, garantindo o abastecimento para todos os moradores.