Habitação

Leilões online dão descontos de até 49% em imóveis


12/06/19 às 09:59 - Escrito por Redação Tarobá News

Quando um cliente está em débito com uma instituição financeira, alguns bens podem ser retomados como garantia, como casas e apartamentos. Eles são leiloados pelos bancos por um preço abaixo do mercado, justamente para recuperar o dinheiro perdido. É o caso do leilão Santander e do leilão do Itaú, que ofereceram descontos de até 49% nos imóveis colocados à disposição no mês de abril para os arrematantes.

O Banco Itaú leiloou 23 imóveis comerciais, incluindo agências desocupadas e locadas. O leilão de imóveis foi realizado em sete estados brasileiros: São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Sergipe. O parcelamento máximo permitido pela instituição financeira foi de 48 vezes, além de desconto de 10%, caso o pagamento fosse à vista. Os lances puderam ser feitos no dia 18 de abril.

O Santander, por sua vez, colocou mais de 200 imóveis espalhados por 44 municípios no mercado com descontos que chegavam a 49%. O arrematante tinha a possibilidade de financiar a casa ou o apartamento em 420 vezes, além de descontos para pagamentos à vista. Os imóveis disponíveis estavam localizados nos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. Os débitos de condomínio e IPTU também já estavam quitados. Os lances puderam ser feitos até o dia 25 de abril

Para participar desse tipo de transação, é necessário seguir algumas recomendações. Apesar dos descontos, esse é um negócio de alto risco, já que o comprador não pode visitar o interior do imóvel. Em alguns casos, o antigo morador ainda reside na casa ou no apartamento e pode iniciar uma batalha judicial para impedir o leilão ou reaver o bem perdido. Portanto, sempre é importante ler com atenção os editais para saber qual é a atual situação do imóvel em questão.

Essa modalidade também é indicada para pessoas mais experientes no mercado. Se você está iniciando os estudos e as transações agora, opte por leilões menos complexos. Se, no entanto, você decidir participar de um leilão de imóveis, saiba dos riscos e se informe sobre os eventuais problemas legais e as regras que você deve seguir para fazer um bom negócio.

O leilão de casas e apartamentos é frequente em instituições financeiras. Para se informar, visite o site dos bancos ou confira as ofertas em um site especializado nesse tipo de negócio. O Banco Santander e o Banco Itaú, por exemplo, vão realizar leilões de imóveis a partir do dia 20 de maio em estados como São Paulo e Goiás. Os lances iniciais podem partir de R$ 87 mil e chegar a R$ 1 milhão.