Lazer

Jalapão: destino ideal para quem curte ecoturismo


08/04/19 às 15:18 - Escrito por Redação Tarobá News

O estado do Tocantins oferece momentos tranquilos em meio à natureza

O Jalapão, ou Parque Estadual do Jalapão, é uma das regiões mais preservadas do país, e justamente por este motivo, atrai os verdadeiros amantes do ecoturismo e da natureza; já que não é um lugar de fácil acesso.

Repleto de cânions, grutas e cachoeiras, a viagem para o Jalapão pode ser encantadora para os ávidos por tranquilidade. Se você está pensando em visitar o local, uma boa dica é consultar os pacotes de viagem disponíveis, já que incluem diferentes passeios.

Jalapão fica a cerca de 200 km de Palmas, no estado do Tocantins. A riqueza da fauna e flora é impressionante. É possível, por exemplo, avistar desde onças e gambás até tamanduás-bandeiras, antas, capivaras, lobos-guarás, raposas e outros animais em meio às trilhas. A combinação da paisagem com as espécies torna a região um local único entre os destinos ecoturísticos brasileiros. Com densidade de 0,8 habitante por km², pode-se imaginar que a região é quase desértica. Ao todo, oito municípios formam a região, ocupando uma área de 34.113 km².

Os principais atrativos ficam nas cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. Entre eles, estão a Cachoeira da Velha, com 15 metros de altura e 100 metros de largura; as dunas, que podem chegar a 40 metros de altura; os fervedouros, com águas transparentes; os povoados locais e áreas de preservação, como o Parque Estadual do Jalapão; o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; e a Área de Preservação Ambiental (APA).

Entre as atividades mais buscadas do ecoturismo na região, está o trekking. Para este atrativo, é preciso fazer caminhadas por trilhas  até chegar ao Mirante da Serra do Espírito Santo, onde poderá ser apreciado um belíssimo pôr do sol. Além desta atividade, a canoagem no Rio Novo e o banho no Cânion de Suçuapara atraem muitos turistas.

É importante lembrar que o clima no Tocantins é do tipo tropical, com duas estações bem definidas: seca entre maio e setembro, e chuvosa de outubro a abril. Por isso, é bom se preparar para visitar e amar o acampamento rústico mais luxuoso da sua vida!