Pets

Conheça as particularidades dos cães da raça Golden Retriever


08/08/22 às 12:30

Os cães da raça Golden Retriever são reconhecidos como um dos mais inteligentes do mundo, além de serem extremamente dóceis e amorosos.


Independentemente se são adultos ou filhotes, todos são muito ativos, brincalhões, apegados e leais aos tutores e às crianças.


Origem

A raça Golden Retriever tem sua origem na Escócia, quando em 1868, o primeiro Barão de Tweedmouth, Dudley Coutts Marjoribanks, desenvolveu o cão por meio do cruzamento de um Wavy-Coated Retriever com uma Tweed Walter Spaniel. Este cruzamento resultou em uma ninhada com três filhotes de pelo amarelo ondulado, que, cruzados com cães de outras raças, deram origem aos Golden Retrievers.


Principais características

Os Golden Retrievers em sua maioria, têm porte médio a grande, são fortes e peludos, com peso entre 7 a 36 kg e 51 a 56 centímetros de altura.


Suas orelhas são caídas, seus olhos castanhos e uma expressão doce que conquista a todos. 

Para completar ainda mais os encantos desses doguinhos, eles possuem um tom amarelo dourado em toda a pelagem que é densa e de tamanho mediano, mas, que não costumam formar nós, embora precisem ser escovados com frequência.


Cuidados no dia a dia

Os Golden Retrievers são tudo de bom, mas, para manter a saúde deles sempre em dia, é importante ficar atento a possíveis problemas causados por predisposições genéticas da raça, como a tendência à displasia de quadril, que causa má formação das articulações do quadril durante a fase de crescimento. 


Além disso, os Goldens também podem sofrer com displasia de cotovelo, que impede o desenvolvimento da cartilagem local, por isso, é preciso ficar sempre atento aos movimentos do seu dogão e, caso observe qualquer anormalidade, ainda que mínima, leve-o o mais brevemente possível, a um Médico Veterinário da sua confiança. 


Os cães dessa raça também são muito suscetíveis a terem problemas cardíacos, portanto, monitorar o coração do seu amigão é uma tarefa obrigatória, principalmente porque os cães quase nunca demonstram que estão sentindo algum desconforto no coração.


Também merecem atenção redobrada a pele e os olhos, pois tendem a desenvolver doenças oculares, como a catarata, e na pele, alergias e dermatites, principalmente quando não são secos adequadamente após se molharem.


Comportamento 

Além de serem dóceis e muito companheiros dos humanos, os Goldens são extremamente inteligentes, cheios de energias e obedientes, o que os fazem ser facilmente adestrados. 


São, também, muito trabalhadores, atuando na maioria das vezes como cães-guia e como animais de Assistência Emocional, auxiliando deficientes visuais e pessoas com doenças graves.


Como são muito ativos, precisam de tempo e dedicação dos tutores para proporcionar a eles práticas esportivas como a natação e brincadeiras, sempre supervisionadas. Ao contrário, podem, inclusive, desenvolver estado de depressão se ficarem muito tempo sozinhos ou sem nenhuma distração.


Alimentação

Os Golden Retrievers são cães de médio a grande porte, logo, precisam de uma alimentação desenvolvida especialmente para atender as necessidades nutricionais de acordo com idade e tamanho, como os alimentos da nossa linha de lançamento SnowDogs, que oferece maior qualidade e benefícios para a saúde do seu Golden!


A SnowDog para adultos, por exemplo, é um alimento feito com ingredientes naturais, vitamina A, D3, E, K3, B12 e extrato de Yucca Schidigera, além de ser enriquecido com proteína de origem animal que garante alta digestibilidade, antioxidante natural, prebiótico que auxilia na saúde intestinal, proporcionando fezes mais firmes e com menos odor.


Clique aqui e saiba mais sobre a nossa linha SnowDog.