Saúde

Afinal, suplementos alimentares engordam? Entenda


21/12/19 às 09:43 - Escrito por Redação Tarobá News

Muitas pessoas relacionam treino com uso de suplementos alimentares, imaginando que eles são necessários para bons resultados na academia. Entretanto, nem sempre é apropriado fazer o uso de substâncias desse tipo para atingir seus objetivos durante o treinamento, e outras questões devem ser levadas em conta, tudo para que a saúde não seja afetada.

Existem vários tipos de suplementos alimentares disponíveis no mercado. Eles são compostos, em sua maioria, por carboidratos, proteínas e aminoácidos, nutrientes que também podem ser encontrados na alimentação.

É sempre importante reforçar que somente nutricionistas podem prescrever uma dieta com o uso de suplementos, isso porque tudo depende do gasto energético da pessoa ao longo do dia, levando em conta os treinos na academia e as atividades do dia a dia. Caso a alimentação normal não supra o gasto de energia, é possível considerar a utilização de um suplemento. Atletas de alta performance ou pessoas com carência de nutrientes, por exemplo, podem receber uma indicação médica para a utilização de reforços. Instrutores de academia e outros profissionais da área não podem indicar suplementos para alunos.

A pergunta que fica é: suplemento alimentar, como Whey Protein e glutamina, engorda? Isso depende de alguns fatores. Caso a pessoa consuma a quantidade necessária de nutrientes para suprir seu gasto de energia, um suplemento pode, sim, engordar, já que as calorias ingeridas e não utilizadas serão armazenadas em forma de gordura. Dessa forma, é necessário avaliar se a pessoa deseja aumentar, diminuir ou manter o peso atual. Além disso, a utilização do suplemento deve ser aliada a outras atividades, para garantir a utilização das calorias adicionadas de forma eficiente, para que não haja surpresas.

Perigos do uso excessivo

Diferentemente de esteroides, suplementos alimentares são seguros, quando sob indicação médica e avaliação recorrente. No momento em que o objetivo for alcançado, é possível suspender a utilização do suplemento, não sendo necessário o uso contínuo. Já quando usados de forma incorreta os suplementos podem gerar vários problemas, principalmente para o fígado e os rins, devido à sobrecarga pelo excesso de proteína.

No fim, caso o objetivo seja ganho de massa muscular e melhor rendimento, não existe milagre. Mesmo com a utilização de suplementos alimentares, é necessário criar uma rotina de treinos voltados para fortalecimento e ganho de massa, além de combinar tudo com uma dieta específica, que também poderá ser definida pelo nutricionista.