Saúde

Ansiedade: como combatê-la através da alimentação


17/01/19 às 13:53 - Escrito por Conteúdo Patrocinado

A ansiedade é uma emoção natural do ser humano. É normal senti-la antes de uma prova, de uma reunião, ou de decisões difíceis do dia a dia. Mas para muitas pessoas isso não acontece só de vez em quando e sim se torna rotina, o que pode gerar sintomas confortáveis.

Sintomas físicos da ansiedade: Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração, Respiração ofegante ou falta de ar, aumento do suor, tremores nas mãos ou outras partes do corpo, sensação de fraqueza ou cansaço, boca seca, náuseas.

Sintomas psicológicos da ansiedade: constante tensão ou nervosismo, sensação de que algo ruim vai acontecer, problemas de concentração, medo constante, problemas para dormir, irritabilidade.

E os ataques de gula também podem ser creditados à bendita ansiedade.

E para domar essas vontades repentinas, o negócio é o seguinte, segundo especialistas, é consumir alimentos que contenham aminoácidos e vitaminas essenciais, porque diminuem o estresse e aumentam os níveis de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pelo bem-estar e relaxamento.


Conheça alguns alimentos que ajudam nesta missão de combate a ansiedade!

Alimentos que contém vitamina C: como laranja, acerola, limão, kiwi, entre outros.

Alimentos que contém Triptofano, que é um aminoácido que ajuda a sintetizar serotonina. Exemplos de alguns alimentos: ovos, queijo, peixes, ervilhas, banana.

Ômega-3 também chamada de gordura boa: onde encontramos? Atum, salmão, sardinha, linhaça, chia.

Vitaminas do complexo B, em especial B6, B12 e ácido fólico: feijão, leite, ovos, iogurte, arroz integral, aveia, vegetais verdes escuro, banana, fígado.

Magnésio: melhora a qualidade do sono e a circulação sanguínea: encontramos magnésio nas oleaginosas (nozes, castanhas, pistache, castanha-do-Pará, avelã, castanha de caju, amêndoa), banana, cereais integrais.

Todas as terças e quartas-feiras, nas lojas Super Muffato, promoções no setor de hortifrutigranjeiros! Não perca a oportunidade e diga adeus aos sintomas da ansiedade!


Reportagem: Patrícia Sonsin. Participação especial: Ricardo Oliveira, doutor em Engenharia Química e professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Trilha sonora: www.bensound.com