Saúde

Idosos devem redobrar cuidados com o frio


24/05/19 às 09:28 - Escrito por Redação Tarobá News

Com a proximidade do inverno e quedas de temperaturas, aumenta a preocupação com doenças respiratórias mais comuns neste período do ano, como gripe, resfriado, amidalite, asma, otite, bronquite, pneumonia, sinusite e alergias. Alguns grupos de pessoas costumam sofrer mais com o frio e precisam de maiores cuidados, como é o caso dos idosos.

O Urologista, Dr Arlindo Serena, comenta que as pessoas de mais idade devem ter mais cautela nessa época do ano, “é uma fase do ano mais complicada porque ocorre uma incidência maior de doenças das vias aéreas superiores, então o idoso assim como as crianças devem ter maior cuidado neste sentido”.

Desse modo, ele destaca como alguns cuidados essenciais: se proteger do frio – não se expondo muito às baixas temperaturas, chuva -, se recolher mais cedo, tomar bebidas quentes – chás, chocolate, sopas e caldos -, tomar banhos rápidos com temperaturas amenas, enfim, se proteger das adversidades do clima que é diferente no inverno.

A ingestão de líquidos é aspecto fundamental principalmente no inverno, porém, há negligência da população, “as pessoas acham que no inverno não é preciso tomar líquido porque não sentem tanta sede”. O líquido ajuda a proteger e na circulação de todos os órgãos, “o rim funciona funcionar melhor, então é extremamente importante a ingestão de líquido”. Segundo ele, o correto é não passar mais de uma hora sem tomar um copo de líquido, independente da estação do ano, se é frio ou calor.


Fonte: RBJ