Saúde

Os principais tratamentos para tendinite


28/08/19 às 10:58 - Escrito por Redação Tarobá News

A tendinite se caracteriza pela inflamação dos tendões -- estrutura fibrosa que une os músculos aos ossos. Como os tendões não são tão fortes como os ossos e elásticos como os músculos, essa é a estrutura que mais sofre impacto quando submetida a sobrecarga. É mais comum no ombro, cotovelo, punho, joelho e tornozelo, mas pode acontecer em qualquer região do corpo. Quem é formado em alguma faculdade de fisioterapia está apto realizar alguns tratamentos para amenizar a inflamação, mas a intervenção do médico e, por vezes, outros profissionais da saúde também é necessária.

A maioria dos casos se resolve com repouso da área afetada por alguns dias. O indivíduo pode sentir dor ao realizar os movimentos, diminuição da força, inchaço, fadiga e até vermelhidão no local. Se o problema não for resolvido com repouso, é necessário procurar um médico antes que a tendinite se torne crônica. A decorrência da inflamação pode estar relacionada com diversos fatores: falta de alongamento muscular, postura inadequada, movimentos repetitivos ocasionados pelo trabalho ou por dispositivos eletrônicos (celulares e tablets), estresse, atividades esportivas em excesso e até mesmo por doenças autoimunes.

Antes de buscar um tratamento, é necessário ter um diagnóstico de um médico. Além de coletar o histórico de dores e detalhes contados pelos pacientes, os médicos verificam as principais zonas onde há desconforto ou aparência destoante, como vermelhidão e inchaço. Os ortopedistas também podem pedir a realização de um exame de imagem para verificar em qual estágio está a inflamação do tendão.

Uma vez diagnosticado, o médico dará as principais orientações para cada caso. No início, é recomendado repousar a região inflamada. Mas o paciente também deve inserir exercícios de forma gradativa na rotina, porque o excesso de repouso pode atrofiar as estruturas. Portanto, o descanso é indicado apenas no começo do tratamento. Aplicação de gelo ou de bolsa quente de água também são técnicas que fazem parte do processo de desinflamação.

O médico também pode prescrever anti-inflamatórios para casos mais agudos, mas o paciente não pode tomar esse tipo de remédio por longos períodos de tempo. A médio e longo prazo, os indivíduos podem ser encaminhados para fazer fisioterapia para analgesia, além de acupuntura e a realização de exercícios. Sem tratamento adequado, pode ser necessário realizar uma cirurgia para reparar os danos.