Veja 7 alimentos que ajudam a aliviar os sintomas de Asma

Redação Tarobá News
18/02/2019 07:54

Quem tem asma sabe, para desencadear uma crise basta um elemento externo, como ácaro, mofo, fumaça de cigarro, pólen e pelos de animais, até mudanças de temperatura, passando por alguns medicamentos (principalmente anti-inflamatórios não hormonais, que atuam em uma via inflamatória mas sobrecarregam a respiratória) e excesso de esforço físico.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 235 milhões de pessoas sofrem de asma no mundo atualmente. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que haja cerca de 6,4 milhões de asmáticos.

Para melhorar a qualidade de vida de tanta gente e aliviar os sintomas da asma, que são bem incômodos - tosse, respiração ofegante, dificuldade para respirar, dor no peito -, o tratamento engloba o uso contínuo de medicamentos para diminuir a sensibilidade das vias respiratórias e de broncodilatadores de emergência (as "bombinhas").

Paralelamente a eles, a alimentação pode ser uma aliada na amenização dos sintomas da asma: alimentos anti-inflamatórios e que melhorem a imunidade produzem benefícios nesse quadro. Trazemos aqui sete deles, indicados por Renato Lobo, médico nutrólogo pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), especializado em medicina integrativa, modulação hormonal e longevidade saudável, e Milene Sacomani, nutricionista e doutora em em ciências com ênfase em fisiopatologias pela Faculdade de Medicina da USP.


Peixes

Ricos em ômega 3, são os mais poderosos anti-inflamatórios da alimentação. O ômega 3 também é antioxidante e, assim, preserva as células contra a ação dos radicais livres que enfraquecem o sistema imunológico.

Leite e ovos

São as melhores fontes de vitamina D via alimentação e fortalecem o sistema imunológico, tornando os sintomas da asma mais amenos. Para maximizar a absorção da vitamina D pelo organismo é importante se expor à luminosidade do sol por pelo menos 10 minutos diariamente, mesmo que o dia esteja nublado - os raios solares atravessam as nuvens e atuam independentemente do clima.

Folhas verde-escuras

Espinafre, rúcula e agrião, entre outras folhas deste tipo, são riquíssimos em magnésio, o mineral com maior potencial vaso e broncodilatador da natureza. Quando consumidas diariamente, podem ajudar a melhorar a respiração.

Banana

Sua concentração de potássio diminui principalmente o sintoma de falta de ar causado pela asma.

Maçã

Contém vários fitoquímicos antioxidantes (entre eles quercetina e ácido clorogênico) que, assim como o ômega 3 dos peixes, melhoram a função respiratória.

Gengibre

É rico nos bioativos anti-inflamatórios polifenol e flavonoide.


EVITE CONSUMIR

Alimentos processados

Com teor elevado de gorduras saturadas e transgênicas, eles entram no sangue muito rapidamente e desencadeiam um processo inflamatório geral no organismo - o que inclui, naturalmente, as vias respiratórias. Nesta categoria de alimentos estão embutidos (salsichas, peito de peru, presunto e mortadela, por exemplo), açúcar refinado e refrigerantes.


Fonte: UOL Viva Bem

PUBLICIDADE