Segurança

Projeto de videomonitoramento tem ajudado a enfrentar a criminalidade


26/05/20 às 16:56 - Escrito por Da Redação

O projeto Cidade Segura implantado na cidade de Palotina tem dado efeitos positivos. Tudo por meio do videomonitoramento, a polícia tem acesso a esses dados e imagens e está conseguindo combater a criminalidade de maneira mais efetiva, a ideia é que outras cidades implementem essa mesma iniciativa. 

Um sistema de monitoramento que mudou um cidade inteira, Palotina é exemplo, por meio das câmeras, inteligência artificial que fez evoluir a segurança no município.  As lentes tem precisão, registram todos os veículos que chegam ou passam pela cidade, com as características ainda é possível fazer a identificação em caso de delito. Os totens são esses  e tem ajuda das câmeras no comércio. 

Uma parceria entre a Prefeitura a empresa Monicloud Tecnologia, comerciantes e comunidade que está dando muito certo. 

Não é necessário ficar acompanhando em tempo real, tudo é repassado na palma da mão pelo celular do policial, por meio do aplicativo que os PM's tem acesso. Existir um mapeamento, se tem alerta aparece ali em tempo real.


Confira os números desde a implantação do sistema em Palotina. Comparativo 4 primeiros meses 2019 e 2020:

Redução de 81  % no número de roubos

Aumento de 100 % apreensões de trafico


Para a  polícia o balanço é positivo graças a tecnologia. Com a plataforma a comunicação com outras centrais de segurança do estado, uma estrutura foi montada na PM aonde ficam os monitores, foi necessário o apoio de muita gente, uma soma de forças o Conselho de Segurança do município abraçou a causa.

O prefeito ressalta que o projeto se tornou vitrine, acredita que outros municípios poderiam por em prática a ideia, isso porque o resultado em conjunto contra a criminalidade fica ainda melhor. Para o empresário o mais importante é deixar a cidade cada dia mais segura. 

Os telefones para contato com a Monicloud Tecnologia, são: (45) 9.9954-7811; (44) 9.8925-0362; (44) 9.9923-7779; (44) 9.9922-0421. 


Reportagem Rogério Antunes