De sedentário a Ironman: o gerente de negócios que eliminou 40kg para viver melhor

Unimed Cascavel
12/06/2019 09:06

A história a seguir é dessas que servem para motivar: nas próximas linhas e no vídeo acima você vai se inspirar com o exemplo do Luiz Cobo, um gerente de negócios que foi diagnosticado com uma hérnia de disco e, para aliviar as dores intensas que sentia, decidiu mudar radicalmente os hábitos de vida.

 “Há dez anos, eu pesava mais de 130 kg. A hérnia de disco me causava dores muito fortes, e o excesso de peso piorava demais a minha situação. Eu nunca tinha praticado esporte algum, mas me vi diante de uma necessidade absoluta”, conta o ex-sedentário que, por orientação médica, começou a praticar natação, modalidade que foi o primeiro passo. “Depois de começar a nadar, eu me apaixonei pela prática de esporte. Procurei uma nutricionista, uma endocrinologista e outros profissionais que me ajudaram a ser uma nova pessoa. Passei a correr e a pedalar e emagreci quarenta quilos, com saúde.”

Dieta regrada, principalmente durante a semana, e treinos diários de triathlon (corrida + natação + bicicleta) fazem parte do novo estilo de vida do Luiz, que hoje se considera quase um “operário” da qualidade de vida. “É como erguer uma parede de tijolos. Esse estilo de vida saudável você constrói devagar e constantemente. Chega um ponto em que você não sofre mais por uma dieta. Você come de tudo, mas moderadamente. Isso é o ideal.”

Claro que o Luiz não estava sozinho nessa jornada. Aliás, ele mesmo destaca o quanto é essencial poder contar com apoio para mudar de hábitos: “É muito importante ter ao seu lado pessoas que te fazem bem. Minha esposa sempre me incentiva. Eu até digo para muita gente que está começando nessa caminhada que, às vezes, é até preciso evitar aquelas pessoas que não te motivam. Assim você não perde o seu foco e se mantém motivado”, revela.

O ex-gordinho hoje é presença constante nas provas de Ironman (“Homem de aço”, na tradução em português). A competição inclui 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. “A minha meta é ainda participar do Ironman Full, que é o dobro desse percurso que eu faço hoje. Depois disso, praticar até ficar velho”, brinca o gerente de negócios.

Dez anos depois de mudar de vida, o Luiz tem uma lista de bons conselhos para quem quer mais saúde. A principal delas serve para quem quer vencer, seja qual for o desafio: “Nunca deixe a sua mente te vencer. Defina uma meta e siga em frente.”

Na Medida

Luiz Cobo é beneficiário da Unimed Cascavel, cooperativa de saúde que oferece o programa Na Medida, com encontros semanais e orientações de uma equipe multidisciplinar para quem quer perder peso e fazer as pazes com a balança. Se você já é cliente e quer participar, CLIQUE AQUI para se inscrever. Se você ainda não tem um plano de saúde da Unimed Cascavel, ligue para (45) 3220-7007.

Saiba mais
Calcule na prática: o que a atividade física faz pela sua saúde