Saúde da criança: quais as doenças que mais acometem nossos pequenos?

Redação Tarobá News
11/08/2019 08:28

Cuidar da saúde da criança é uma das principais preocupações dos pais. Além da infância ser um período propenso para o desenvolvimento de algumas doenças, os pequenos também apresentam mais dificuldades para falar sobre possíveis sintomas que estão sentindo, tornando o diagnóstico ainda mais difícil.

Por isso, é importante que a família se mantenha atenta a saúde da criança e cumpra a rotina de visitas ao médico pediatra. Além desse cuidado essencial, é interessante que os pais conheçam as doenças que mais acometem os pequenos e as suas causas, pois em alguns casos é possível preveni-las, como veremos a seguir.

Gripes e resfriados na infância

Crianças, jovens e adultos certamente irão ter um quadro de gripe ou resfriado em algum momento da vida. Mesmo sendo um problema comum na saúde da criança, é preciso ficar atento para oferecer ao seu filho o cuidado necessário nesses casos.

Geralmente, esses problemas causados por diferentes vírus são percebidos por meio de sintomas como tosse, espirro, cansaço, febre e, em alguns casos, dores musculares. Por atingir bastante os pequenos, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda a vacinação contra gripe em crianças a partir dos 6 meses de vida.

Alergias podem comprometer a saúde da criança

Outro problema que atinge com bastante frequência as crianças são as alergias. Causadas por diferentes motivos, como alimentos, poeira, produtos de higiene pessoal e demais alterações no ambiente, as alergias também interferem na qualidade de vida dos pequenos.

Em muitos casos, os primeiros sintomas são coceira, erupções na pele e até dores no corpo, como no caso da alergia a algum tipo de proteína que pode ocasionar fortes dores abdominais. Boa parte das alergias são determinadas geneticamente, sendo assim, ela pode ser hereditária. Estima-se que quando o pai ou a mãe tem alergia, a chance do filho também ter é de 40%. No caso de ambos serem alérgicos, a possibilidade da criança desenvolver o problema é de 80%.

Infecção de garganta

Uma das doenças mais comuns entre as crianças é a infecção de garganta, que pode ser causada por vírus ou bactéria. Com sintomas bem incômodos, como febre alta e dificuldades para engolir os alimentos, esse problema interfere na saúde da criança e precisa de um suporte médico adequado para ser tratado.

Quando causada por vírus, a infecção de garganta costuma ser tratada com analgésicos e antitérmicos, ajudando no alívio dos sintomas. Entretanto, quando a causa é bacteriana, é necessário o tratamento com antibióticos.

Catapora, Caxumba, Rubéola e Sarampo

Todas essas enfermidades causadas por vírus podem atingir a saúde da criança e preocupar os pais. Apesar da remissão dessas enfermidades ser espontânea, durando cerca de cinco a 14 dias, é importante ficar atento e realizar o tratamento indicado pelo pediatra, que geralmente consiste em analgésicos e antitérmicos para aliviar os sintomas.

Mas, vale ressaltar que esses problemas de saúde podem ser prevenidos por meio de uma vacina, a tetra viral, que é geralmente aplicada em dose única aos 15 meses de vida da criança.

Reunimos no artigo de hoje as principais doenças que acometem a saúde da criança e apresentamos as formas de prevenir e tratá-las. Se você quer continuar ampliando os seus conhecimentos sobre o tema, veja também em nosso blog o post que mostra 4 passos para manter a saúde da família em dia.