Unimed Cascavel alerta para os cuidados contra a tuberculose

Unimed Cascavel
03/06/2019 09:07

De repente, uma tosse chata que aparece e custa a ir embora. À tarde, uma febre que muitas vezes mal se percebe. À noite, um excesso de suor que mal deixa a pessoa dormir. Além disso, uma rápida perda de peso. Esses são os principais sintomas da tuberculose.

O pneumologista Cassio Franco, coordenador de Medicina Preventiva da Unimed Cascavel, acredita que a situação seja consequência de um comportamento dos doentes durante o tratamento. “Uma pessoa diagnosticada com tuberculose deve iniciar imediatamente o uso de antibióticos e seguir à risca a prescrição médica durante seis meses ininterruptos. O que tem acontecido muito e que a pessoa começa a se tratar, os sintomas desaparecem depois de 15 dias, e ela para de tomar o remédio. Em um próximo momento em que a doença aparecer, o bacilo de Koch, que causa a tuberculose, estará mais resistente e difícil de ser eliminado”, explica o especialista.

A tuberculose é transmitida pelas gotículas de saliva contaminada que o doente expele ao tossir. Pessoas com imunidade mais baixa e com convívio prolongado com alguém infectado têm mais risco de contrair a doença, que tem cura. O tratamento é oferecido inteiramente de graça, na rede pública de saúde de todo o Brasil.

Procure um médico

“Caso você apresente tosse seca ou com secreção por mais de três semanas, suor noturno, febre (principalmente à tarde) e perda de peso, procure imediatamente auxílio médico para iniciar o tratamento e se curar. Hoje em dia, o tratamento é 100% eficiente, desde que o paciente siga as recomendações até o fim. Caso contrário, a tuberculose pode levar à morte”, reforça Cassio Franco.

Cuidar de Você. Esse é o plano.