Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Conheça o Projeto "Sharing Cam" de monitoramento colaborativo

26/06/19 às 16:08 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os desafios da gestão de uma sociedade segura passam pela implementação de tecnologias que permitam que, com muito menos recursos humanos e materiais, seja possível agir de forma mais proativa no combate à criminalidade.

O Projeto ‘’Sharing Cam’’ é uma iniciativa que visa alcançar 10.000 câmeras instaladas em toda a região Oeste do Paraná nos próximos três anos, com o propósito primordial de inibir ações criminosas, potencializar as ferramentas tecnológicas em prol da segurança pública e corroborar, consequentemente, para o bem-estar social. O programa será um importante aliado do poder público para prevenir, detectar e intervir em situações de ocorrências diversas além de servir de aporte para a manutenção da integridade do espaço público.

O modelo operacional do sistema viabiliza a integração das imagens com o Comando da Guarda Municipal, que podem ser compartilhadas com os demais órgãos de segurança (Polícia Militar e Civil), sendo possível a realização, em tempo real, de triagem para acompanhamentos de ações que se desenvolvem nas áreas abrangidas pelo sistema.

Leia mais:

Imagem de destaque

Câmera de segurança flagra momento em que Clio capota, após acidente no Centro

Imagem de destaque

Câmera mostra motociclista voando sobre carro após colisão

Imagem de destaque

Chapadão do Sul recebe 20 câmeras do Grupo Vigivel

Imagem de destaque

Estabelecimento é arrombado durante a madrugada no Centro

O principal diferencial do programa é a participação da sociedade. Para fomentar a ampla rede de monitoramento proposta pelo projeto, além das câmeras já adquiridas pelos órgãos públicos, poderão ser integradas câmeras de segurança residenciais e de pontos comerciais (desde que compatíveis com a tecnologia utilizada e que estejam em condições de funcionamento). A fim de viabilizar o acesso ao projeto por pessoas que não possuem câmeras, será disponibilizado, sem custos de equipamento, a quantidade acordada - conforme demanda apresentada.

Como funciona

O projeto é montado sob uma plataforma de câmeras em nuvem onde os participantes do projeto podem gerenciar as imagens através de aplicativo e via web, facilitando o acesso às imagens de seu sistema. 

Todo armazenamento de imagens é feito em nuvem dispensando a gravação local e melhorando a segurança com relação à guarda das imagens que poderão ser gravadas de forma ininterrupta por até 30 dias, de acordo com o pacote de gravação escolhido pelo Associado. A consulta de imagens pode ser feita pelo aplicativo no celular de forma simples e ágil. 

O acesso pode ser compartilhado com dois ou mais usuários simultaneamente, possibilitando tornar câmeras privadas acessíveis para um grupo de pessoas selecionadas. Assim é possível compartilhar imagens do estabelecimento com todos as pessoas responsáveis pelo patrimônio, ou mesmo publicamente, facilitando a fiscalização e a segurança.

Leia tudo sobre o projeto - CLIQUE AQUI

© Copyright 2023 Grupo Tarobá