Imagem da categoria deste trecho de programa de TV
Tarobá Cidade

11h - Segunda a Sexta

Programa dinâmico e interativo com foco em assuntos da atualidade e também no movimento e crescimento da cidade e municípios da região.

Continuar navegando
Voltar

Doenças dos ossos: osteoporose, artrite e artrose

Uma pessoa adulta tem cerca de 206 ossos no corpo! Toda essa estrutura tem a função de dar sustentação ao nosso corpo, proteger nossos órgãos e permitir nossa locomoção. 


Segundo dados da fundação internacional de osteoporose, cerca de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de osteoporose atualmente. No mundo, 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens, com mais de 50 anos, vão apresentar a doença em algum momento da vida. 


A artrite é uma espécie de reumatismo, caracterizada por um processo inflamatório nas cartilagens que envolvem e separam os ossos uns dos outros. As causas para a ocorrência da artrite são diversas e podem estar associadas a processos inflamatórios no corpo, doenças ou lesões.


Apesar de também afetar as articulações e cartilagens que envolvem e protegem os ossos, a artrose se caracteriza pelo processo de desgaste das estruturas ósseas, devido ao atrito, provocando deformações. A artrose está geralmente associada à sobrecarga das articulações e costuma afetar ossos do quadril, coluna e joelhos. É uma condição fortemente relacionada ao envelhecimento, afetando grande parte da população mundial acima dos 45 anos. 

Continue assistindo...

Ver mais