Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Padre Monsenhor Bernard Carmel Gafá foi um dos primeiros ordenados da Catedral

13/12/23 às 14:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Na Paróquia Imaculada Conceição desde 2017, o Padre Monsenhor Bernard Carmel Gafá, estava entre os cinco primeiros que foram ordenados na catedral em julho de 1965. Convite feito pelo Arcebispo Dom Geraldo Fernandes, em uma viagem à malta, onde conheceu o então jovem seminarista. 


Sua adaptação não foi fácil e o padre guarda até os dias de hoje as cartas que seus pais escreviam todos os domingos. Era o meio de comunicação da época.

 

Leia mais:

Imagem de destaque
PERSPECTIVA

Presente e futuro sob o olhar de pequenos londrinenses é registrado em exposição

Imagem de destaque
CRESCERAM JUNTAS

Em 1935: primeira londrinense a ser registada comemora os 89 anos da cidade

Imagem de destaque
GRANDE CRONISTA

89 anos de Londrina: jornalista Widson Schwartz conta lembranças da cidade

Imagem de destaque
PREFEITO

'Feliz 89 anos! Beijo no coração', diz prefeito Marcelo Belinati aos londrinenses

O Padre Bernard Gafá veio para a Paróquia Imaculada Conceição, que fica na Rua Belo Horizonte, esquina com a rua Tupi. O endereço é o mesmo até hoje. No entanto, com o passar dos anos, muita coisa mudou. A área que antes era apenas residencial, se tornou também comercial.


Com uma população menor, também havia menos paróquias, realizando até cinco missas em um domingo e até 55 casamentos, sendo 15 em um único sábado.

 

São quase 6 décadas como padre. O cardeal é fluente em latim, grego, inglês, maltês, italiano, francês e em português. Conheceu papas e até celebrou missa duas vezes com João Paulo II. Depois de 10 anos na imaculada conceição, foram 30 na catedral, onde promoveu mudanças e visíveis.

 

A partir dos 75 anos, os padres deixam de exercer cargos com obrigações nas paróquias, mas seguem fazendo celebrações, normalmente. Monsenhor Bernard até poderia voltar pra malta ou mesmo se mudar pra outra cidade, o que ele não quer. Ele realmente escolheu Londrina pra viver.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá