Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Seis pontos e só um tempo jogado

27/01/22 às 09:05 - Escrito por Luciano Neves
siga o Tarobá News no Google News!

A tabela do Campeonato Paranaense tem o Futebol Clube Cascavel na liderança com seis pontos depois de dez jogos. A segunda rodada ainda será concluída e duas partidas estão programadas para esta quinta-feira (27). Além do Cascavel, o Londrina também tem 100% de aproveitamento e chegou aos seis pontos. E se houver um vencedor no confronto entre Operário de Ponta Grossa e Coritiba, este irá dividir a liderança do campeonato.

O detalhe é que o Cascavel, do técnico Tcheco, jogou apenas 45 minutos nestas duas primeiras rodadas. Para ser mais exato, foi o segundo tempo mais os acréscimos do confronto contra o União de Francisco Beltrão na noite de quarta-feira (26), no Estádio Olímpico Regional.

Na primeira rodada, o Cascavel chegou a entrar em campo, mas não atuou já que venceu o Rio Branco de Paranaguá por WO. Com isso, foi atribuído ao time cascavelense um placar de 3 a 0, o que hoje lhe dá a liderança da competição. A estreia efetiva do time de Tcheco ocorreu na segunda rodada diante do adversário do sudoeste.

Leia mais:

Imagem de destaque
PODE VIR EM JULHO

Fluminense chega a acordo verbal para contratar Thiago Silva

Imagem de destaque
ACUSAÇÕES

Leila diz que Textor é "idiota" e que cartola tem que ser banido

Imagem de destaque
LAUREUS 2024

Djokovic, Bellingham, Bonmatí e Biles levam o Oscar do esporte

Imagem de destaque
BOXE

Brasil fatura 2 ouros e 3 pratas em 1º evento da Word Boxing

Para o confronto contra o União, Tcheco repetiu a escalação do time que iniciaria o confronto contra o Rio Branco. O treinador manteve a base da temporada passada nessa escalação, bem como o sistema de jogo: um 3-5-2 bem definido. O detalhe é que Echeverría, que é volante, atuou no centro do trio defensivo, com Lucas pela direita e Willian pela esquerda. No entanto, a atuação da zaga não comprometeu. No primeiro tempo, o ataque cascavelense é que foi inofensivo, sobretudo pela apatia do centroavante, o camisa 9 Carlos Henrique. No ano passado, ele marcou quatro gols na Série D do Campeonato Brasileiro, talvez por isso tenha sido escolhido pelo treinador entre os titulares. Porém, a atuação no primeiro tempo contra o União não justificou a titularidade. Willyan Sotto é outro que ficou abaixo do esperado. Nesta temporada, ele ganhou a camisa 10, mas não foi o 10 que se espera. O meio-campo do Cascavel foi inoperante no primeiro tempo diante do União. Tanto é que o time do sudoeste, que voltou à elite estadual depois de ser vice-campeão da segundona, teve bom volume de jogo no primeiro tempo no Olímpico. Ou seja, o Cascavel de Tcheco não jogou. Ou jogou muito pouco, a ponto de provocar a ira da torcida após o apito do árbitro que marcou o fim da primeira etapa.

Tcheco agiu rápido. Mexeu no time já no intervalo, recorreu ao banco de reservas e aos reforços para a temporada. O treinador acionou Samuel e Vinicius Balotelli, dois atacantes que ocuparam os espaços justamente de Carlos Henrique e Sotto. Tcheco também mudou o sistema de jogo. Abandonou o 3-5-2 e posicionou o time num 4-3-3. Echeverría deixou a defesa, avançou para o meio e passou a atuar como volante. Robinho assumiu a organização na meia-cancha. Samuel foi o atacante pela direita e Balotelli pela esquerda. E Léo Itaperuna, atrapalhado por Carlos Henrique no primeiro tempo, se tornou a referência no ataque. Logo, passou a ser mais perigoso.

As mudanças surtiram efeito. O Cascavel ganhou velocidade, eficiência ofensiva e chegou ao gol, marcado pelo estreante Samuel, aos 6 minutos da segunda etapa. Balotelli reforçou o time para a Série D e marcou dois gols no ano passado. Porém, não pôde atuar nos jogos decisivos do Paranaense de 2021, pois não estava inscrito. Ou seja, ele estreou no Estadual com a camisa aurinegra. E fez uma boa partida. Infernizou a defesa adversária atuando pelo lado esquerdo. Balotelli só não marcou de cabeça após cruzamento de Libano por detalhe. Os reforços fizeram a diferença. Fabrício Bigode, ex-Figueirense, foi bem. Acertou o travessão do União numa belíssima cobrança de falta em seu primeiro toque na bola. Doka atuou na lateral direita no lugar do lesionado Libano e mostrou qualidade. Bem como o estreante Jamerson, que entrou no lugar de Lucas e passou a formar a dupla de zaga com o capitão Willian. O União conseguiu o empate numa das poucas chegadas ao ataque no segundo tempo com Flávio, de cabeça. Mas o Cascavel foi premiado com a vitória por 2 a 1 e com a liderança do campeonato com um gol, digamos, histórico. O gol da vitória foi marcado por Robinho aos 42 minutos do segundo tempo. Robinho foi o artilheiro do Cascavel na campanha do vice-campeonato estadual em 2021 com seis gols. E com esse gol diante do União, Robinho alcançou Léo Itaperuna. Os dois são agora os maiores artilheiros do Futebol Clube Cascavel, ambos com 17 gols. O time de Tcheco completou vinte jogos de invencibilidade no Campeonato Paranaense. O Cascavel não perde pela competição desde o jogo de ida das semifinais do Estadual de 2020, quando foi superado pelo Athletico-PR. E manteve a supremacia diante do União de Francisco Beltrão. Foram três jogos na história entre os dois clubes, com três vitórias aurinegras: 2 a 0 em 2018, 3 a 2 em 2020 e agora 2 a 1 em 2022.

Depois de consolidar a liderança em casa, o Cascavel terá dois confrontos difíceis como visitante. No próximo domingo (30), visita o Cianorte às 19 horas, o mesmo time que foi o algoz do clube na segunda fase da Série D do Brasileiro do ano passado. Essa partida será no Estádio Willie Davids, em Maringá. Depois, o Cascavel visita o Operário, no Germano Krüger pela quarta rodada. A equipe de Tcheco só volta a jogar em casa no dia 06 de fevereiro, quando reedita a decisão do ano passado diante do Londrina.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá