Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Confira os serviços disponíveis após o fechamento do cadastro eleitoral

13/05/24 às 09:25 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Com o fechamento do cadastro eleitoral na última quarta-feira (8), não é possível tirar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor. Entretanto, alguns serviços ainda estão disponíveis, como o requerimento de certidões, a quitação de multas, a inscrição como mesário voluntário e outras solicitações que podem ser feitas pela internet ou presencialmente nos Cartórios Eleitorais.



Por que o cadastro eleitoral fecha?



Em anos eleitorais, em virtude da preparação da logística de votação do pleito, o cadastro é fechado 150 dias antes da votação e só reabre após o 2° turno, de acordo com o Art. 91 da Lei n° 9.504/1997. As datas são definidas conforme o Calendário Eleitoral, regulamentado pela Resolução n° 23.738/2024. A partir do dia 5 de novembro haverá a reabertura, com o reinício do atendimento aos eleitores nas unidades da Justiça Eleitoral.

Leia mais:

Imagem de destaque
INOVAÇÃO

TRE-PR testa novos recursos de acessibilidade das urnas eletrônicas

Imagem de destaque
FORMULÁRIO ELETRÔNICO

Justiça Eleitoral disponibiliza consulta pública para definir Metas

Imagem de destaque
TRUIBUNAL SUPERIOR

Prefeitos itinerantes: TSE reafirma proibição de terceiro mandato

Imagem de destaque
EVOLUÇÃO

Conheça os recursos da urna eletrônica para pessoas com deficiência



Quais serviços ainda estão disponíveis?


Pela internet ou presencialmente nos Cartórios Eleitorais, as pessoas podem acessar os seguintes serviços:


Segunda via do Título


É possível emitir a segunda via do Título, sem sair de casa, pelo Autoatendimento. Basta clicar em “Título Eleitoral”, escolher a opção “9” epreencher os campos com as informações solicitadas. Em seguida, será gerado um PDF, que poderá ser impresso e, se a pessoa desejar, plastificado.


Consultas


De forma on-line, a eleitora ou o eleitor pode consultar a sua situação eleitoral e o número do seu Título, além de conferir o endereço do local de votação e a seção eleitoral em que vota


Emissão de certidões


É possível emitir, por meio do Autoatendimento, as certidões de quitação eleitoral, de composição ou de filiação partidárianegativa de alistamento e o documento que comprova a existência ou não de crimes eleitorais.


Quitação de multas


As multas eleitorais podem ser pagas, de forma on-line ou presencial, via PIX ou boleto.Pela página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível consultar se há débitos e, caso haja alguma pendência, prosseguir com o pagamento. 


Inscrição como mesário voluntário


Pelo formulário, disponível no site do TRE-PR, as pessoas interessadas podem se voluntariar como mesárias nas Eleições de 2024.Para se inscrever, será necessário informar CPF, nome completo, endereço, e-mail e telefone para contato.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá