Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TRE do Paraná divulga canal para checagem de notícias

13/05/24 às 09:21 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Para combater a desinformação durante as eleições no estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conta com o projeto Gralha Confere. A iniciativa recebe dúvidas da população sobre conteúdos que envolvem o processo eleitoral, a segurança do voto e a legitimidade da Justiça Eleitoral, publicados em sites e nas redes sociais.



Como denunciar


Salvar o número (41) 3330-8500 no celular;

Leia mais:

Imagem de destaque
JUSTIÇA ELEITORAL

TSE disponibiliza acesso público ao histórico das eleições

Imagem de destaque
MEMÓRIA

Portal do TSE disponibiliza acesso público ao histórico das eleições brasileiras

Imagem de destaque
DIFERENÇA DE 1,54%

Eleitorado de Londrina apresenta aumento e chega a quase 400 mil

Imagem de destaque
ELEIÇÕES

Isabel Diniz e Márcia Bastos formam chapa na disputa pela Prefeitura


Enviar uma mensagem para esse contato por WhatsApp para iniciar a conversa. A primeira resposta será automática;


Ler com atenção as mensagens e digitar “6” para denunciar uma notícia falsa;


Na sequência, enviar fotos, arquivos, vídeos ou áudios para que a denúncia seja apurada. 


Após receber a denúncia, a equipe do TRE-PR faz a verificação jornalística das informações e classifica os conteúdos em “falso”, "verdadeiro” ou “impreciso”. Também são produzidas matérias informativas sobre temas que geram dúvidas na população, chamadas de “Gralha Explica”, e textos com sugestões de canais para o eleitorado conhecer, com o selo “Gralha Indica”. Além de realizar as checagens e publicá-las no portal, o projeto compartilha áudios, cards e vídeos com instituições parceiras.



Regulamentação


Implementado pelo TRE-PR nas Eleições de 2020, o Gralha Confere foi regulamentado pela Portaria n° 153/2022 com o objetivo de aumentar o potencial informativo sobre o processo eleitoral em âmbito regional, esclarecer o eleitorado, auxiliar a cobertura jornalística e manter a integridade do pleito.


Em 2022, durante o período eleitoral, foram publicadas 45 checagens no portal do Gralha Confere. Ao longo daquele ano, o site recebeu 83 mil visitantes e 110 mil acessos. Em 2023, o canal cresceu ainda mais, totalizando 201 mil visitantes e 222 mil acessos.



Pilar da nova gestão


O combate à disseminação de notícias falsas é um dos principais pontos de atenção da nova cúpula diretiva do TRE-PR para o biênio 2024-2025. Entre as medidas já adotadas pelo presidente eleito, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, estão a instituição da “Comissão de Enfrentamento à Desinformação” e o desenvolvimento de uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que prevê iniciativas voltadas ao combate às fake news, considerando os novos desafios introduzidos pelo uso da inteligência artificial (IA) nas campanhas eleitorais.



SIADE - Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral do TSE


Por meio do site do TSE, o sistema recebe,a exemplo do Gralha Confere, denúncias de conteúdos falsos que ameaçam a integridade da Justiça Eleitoral, como em alegações de fraude, contagem fraudulenta de votos, de violação das urnas ou que atinjam servidores e colaboradores do TSE e dos TREs. Acesse o SIADE na página do TSE.



Aplicativo Pardal


O aplicativo Pardal oferece às cidadãs e aos cidadãos um canal para denunciar irregularidades em campanhas eleitorais de todo o país. O app recebe ocorrências de desinformação que atinge candidatos ou partidos e de propaganda irregular, como compra de votos e crimes eleitorais. 


  As denúncias feitas por meio do aplicativo serão encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, responsável por apurá-las. Ao denunciar um conteúdo, a eleitora ou o eleitor pode escolher realizá-la de forma anônima ou não.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá