Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

TRE-PR reforça a importância da participação de PcDs nas eleições

16/05/24 às 16:42 - Escrito por Tribunal Regional Eleitoral
siga o Tarobá News no Google News!

Desde 2012, o Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade é celebrado na terceira quinta-feira do mês de maio. A data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) busca orientar e conscientizar sobre a causa. No Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a inclusão das pessoas com deficiências é um dos pilares da gestão 2024/2025.


As ações desenvolvidas pelo Tribunal têm como objetivo promover a superação de barreiras arquitetônicas, tecnológicas, atitudinais, entre outras. Para isso, é necessário estar ciente das necessidades desse público. 


Mesários com deficiência

Leia mais:

Imagem de destaque
EVOLUÇÃO

Conheça os recursos da urna eletrônica para pessoas com deficiência

Imagem de destaque
VEJA LEGISLAÇÃO

Três legendas exibem propaganda partidária nesta semana

Imagem de destaque
INSCRIÇÕES GRATUITAS

Assédio eleitoral é tema de seminário interinstitucional em Curitiba

Imagem de destaque
EVENTO NO TRE-PR

Pesquisadores portugueses e UTFPR conhecem sistema eletrônico


Desde abril, aquelas e aqueles que desejam se inscrever como mesárias e mesários voluntários nas eleições podem indicar sua eventual deficiência ao preencher o cadastro. Essa informação é essencial para que a Justiça Eleitoral possa atendê-los da melhor maneira, de acordo com as necessidades individuais.


Além da participação como mesários, também é fundamental que as pessoas com deficiência sejam candidatas, já que são os eleitos que representam a população. Para contribuir com a formação de candidatas e de candidatos com deficiência, a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) lançou, em maio, o curso “Candidaturas com Acessibilidade e Inclusão - Um Caminho Necessário para a Igualdade” para discutir o assunto.


Representatividade


No Brasil, cerca de 18,6 milhões de pessoas possuem alguma deficiência, conforme os dados do Censo de 2022, o que equivale a 8,9% da população. O módulo Pnad Contínua 2022 revelou que, no Paraná, esse número é de mais de 1 milhão de pessoas. 


Para incentivar o exercício do voto das pessoas com deficiência, o TRE-PR nomeou a influenciadora Pietra Silvestri como embaixadora de acessibilidade. Ao compartilhar sua experiência como mesária e como eleitora, Pietra incentiva a autonomia e a importância de essas eleitoras e de esses eleitores escolherem seus representantes.


Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá