Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

A liberdade das ideias para Aílton Graça

19/03/18 às 09:05 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Enquanto o ator Aílton Graça se preparava para apresentação de um espetáculo amador no Hospital do Servidor, o diretor da atividade pediu ao elenco que buscasse todos os pacientes para assistir à peça. Graça ouviu a solicitação e, em instantes, trouxe pessoas em macas, em cadeiras de rodas e com bolsas de soro penduradas. "Fizemos até O Doente Imaginário, de Molière. Fiquei intrigado com o título a acabou virando assunto em todo o hospital."

Em cartaz no Sesc Ipiranga com Diálogo Noturno com Um Homem Vil, o paulistano que interpreta um escritor perseguido pelo governo fala sobre sua carreira e novos projetos, como o de viver o trapalhão Mussum nas telonas.

Espaços como escolas e hospitais foram o berço da experiência cênica, ainda amadora, de Graça. O sucesso de personagens na televisão como o Feitosa de América e a querida Xana em Império foi plantado nesse convívio artístico e social. "No começo era tudo muito intuitivo. A gente fazia e o público se divertia. Não havia muito rigor com ensaios, mas tinha um compromisso em criar algo."

Leia mais:

Imagem de destaque

Youtuber Felipe Neto testa positivo para Covid-19

Imagem de destaque

Programa Guest visita casa do youtuber Renato Garcia

Imagem de destaque

Laudo da Polícia Civil indica acidente na morte de MC Kevin

Imagem de destaque

Polícia investiga morte de MC Kevin, no Rio de Janeiro

Na peça em cartaz, o personagem de Graça será vítima de suas criações e ideias, consideradas contrárias ao governo, no texto do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt. Numa noite, um carrasco (Celso Frateschi) é enviado à casa do escritor, e antes da execução, ambos discutem sobre liberdade e justiça. "É uma peça que vem num momento sombrio e cheio de mudanças no Brasil", afirma Graça. Para o diretor Roberto Lage, que estreou o mesmo texto em 1988, a realidade de um governo que dá ordens para executar uma figura que luta contra a injustiça não está longe do Brasil e do resto do mundo. "Há questões sociais que lá atrás não conseguimos resolver. Hoje o conservadorismo retorna. Mesmo assim estamos de acordo com a cena mundial. Não somos uma Venezuela, por exemplo."

Graça conta sobre o entusiasmo de contracenar com Frateschi, a quem chama de "professor". "Ele não gosta muito quando chamo ele assim", brinca. "Quando o conheci, percebi que além de artista, ele tinha uma postura cidadã que me interessa muito." Já com o diretor, Graça afirma que perdeu as contas de quantas vezes assistiu a Meu Tio, o Iauaretê, com Cacá Carvalho, em 1986, sob direção de Lage. "Eu ia sempre porque sentia que havia coisas que eu precisava descobrir e aprender", diz sobre a montagem inspirada no conto de Guimarães Rosa.

A virada profissional de Graça se deu com a maratona de estudo no Centro de Pesquisa Teatral, o CPT, de Antunes Filho. As aulas de atuação, cenografia, figurino e dramaturgia durante o curso o prepararam para a estreia de Xica da Silva, e os ensaios de A Hora e a Vez de Augusto Matraga e Macunaíma. As técnicas circenses aprendidas durante o período no Circo Escola Picadeiro fizeram de Graça bem mais que um ator, ao se tornar mestre-sala e coreógrafo da comissão de frente no Carnaval. "É preciso dizer que o balé popular me reconectou com as danças brasileiras, muitas delas de origem africana. Quando eu pensava num ideal de escola, o aprendizado com cultura popular e obras brasileiras sempre esteve a frente."

A temporada de Diálogo Noturno com Um Homem Vil se divide com outros projetos em 2018. Um deles, sonho antigo de Graça. O ator vai estrelar como Antonio Carlos Gomes, conhecido por interpretar o Mussum em Os Trapalhões. O filme - ainda sem data para gravar - será dirigido por Roberto Santucci e tem roteiro de Paulo Cursino inspirado no livro Mussum Forévis - Samba, mé e Trapalhões, de Juliano Barreto. Ao falar sobre o filme, Graça não esconde a alegria de interpretar um homem que tanto lhe influenciou. "Eu comecei no Carnaval como mangueirense por causa dele," diz. "Desde criança eu ouvia que na Mangueira havia o Palácio do Samba e falava pra minha mãe que lá era o lugar em que todos os pretinhos podiam viver juntos e ser felizes."

Apesar de o intérprete de Mussum ganhar fama na televisão, Gomes foi diretor de harmonia da Estação Primeira de Mangueira, e um dos fundadores do grupo Os Sete Modernos, criado em 1965, e mais tarde rebatizado de Os Originais do Samba, quando Gomes deixou o conjunto para integrar o quarteto de Os Trapalhões.

Graça diz que o filme quer revelar a faceta da biografia do carioca. "Ele ensinou a família toda a ler e escrever. Foi militar e esteve presente na comunidade. Os filhos dele querem me apresentar antigos amigos e conhecidos. Creio que terei boas histórias para ouvir." A trajetória como trapalhão não será o foco, mesmo que não seja possível fugir do humor de Mussum, tido como controverso atualmente e defendido por Graça. "Naquela época, passávamos por muitas questões mas tínhamos ícones que discutiam a negritude de modos diversos, com Abdias do Nascimento, Grande Otelo, o ator Mário Gusmão e o humor de Mussum."

Para o ator, ainda é preciso conquistar espaços. "O negro ainda está na estrutura do folhetim como secundário. Cadê o grande médico negro?" Por outro lado, Graça afirma que o aspecto artístico deve ser a ordem e critica o novo modo de contratação de atores para projetos. "Que seja por talento artístico e não porque o ator tem milhões de seguidores nas redes sociais."

© Copyright 2023 Grupo Tarobá