Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Adam Sandler ganha 'Oscar independente' com o poderoso filme 'Joias Brutas'

10/02/20 às 11:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

No tapete vermelho do The Critic's Choice Awards - no qual concorreu na categoria de melhor ator por Joias Brutas -, Adam Sandler agradeceu à mulher, Jackie Sandler, dizendo que ela o pressionou, mais que simplesmente incentivou, a fazer o filme dos Safdie Brothers. Joias Brutas, Uncut Gems no original, é atração na grade da Netflix. Sandler é aquele comediante que os críticos adoram odiar, dizendo que só faz porcarias, comédias grosseiras e escatológicas. Não é verdade - Como Se Fosse a Primeira Vez, com Drew Barrymore, de 2004, é bem bonitinha, e, em dupla com Jennifer Aniston, ele estrelou a comédia de ação que foi o maior sucesso da operadora de streaming no ano passado, Mistério no Mediterrâneo.

A Netflix anda babando por Sandler. Só para lembrar, como ator dramático, nosso homem fez - bem - Embriagado de Amor, de Paul Thomas Anderson, e Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe, de Noah Baumbach, ambos com passagem pelo Festival de Cannes.

No sábado à noite, na onda pré-Oscar, Sandler ganhou o Spirit Awards, o Oscar independente, e aproveitou para esculhambar a Academia, que não o indicou. Analistas dizem que a culpa é dele, da sua arrogância - já se achava dentro. Reações emocionais à parte, Joias Brutas é a confirmação de que os irmãos Benny e Josh Safdie não estão para brincadeira. Ambos possuem uma assinatura - quem viu Bom Comportamento/Good Time, que passou em Cannes, com Robert Pattinson, deve se lembrar do clima frenético e dos personagens levados ao limite numa Nova York que eles filmam pelo avesso.

Leia mais:

Imagem de destaque

Youtuber Felipe Neto testa positivo para Covid-19

Imagem de destaque

Programa Guest visita casa do youtuber Renato Garcia

Imagem de destaque

Laudo da Polícia Civil indica acidente na morte de MC Kevin

Imagem de destaque

Polícia investiga morte de MC Kevin, no Rio de Janeiro

Benny e Josh têm o pé no pulp, e você sabe do que se trata. Revistas pulp, de emoção, baratas, foram nomes dados a publicações que, nos anos 1930, eram feitas com papel vagabundo, a partir da polpa de celulose. Pulp virou sinônimo de literatura pífia, com tramas criminais e de horror. Espremendo, saía sangue. Os Safdies são filhos da tendência, como Quentin Tarantino - lembrem Pulp Fiction - Tempo de Violência, que venceu Cannes em 1994.

Nenhuma surpresa que tenham buscado a cumplicidade de Sandler. Com produção executiva de Martin Scorsese, Joias tem uma pegada à Os Bons Companheiros e Vivendo no Limite, com uma representação da Nova York subterrânea, mais sórdida, que também evoca autores como James Toback e Abel Ferrara. Sandler faz um negociante judeu de pedras preciosas e, quando o filme começa, sua preocupação é manter-se distante dos cobradores que o perseguem. Howard, é seu nome, é apostador compulsivo e está sempre dobrando, sem sucesso, suas apostas. Para complicar, tem uma amante sexy, mas não está muito disposto a se livrar da mulher, que o considera, agora, depois de anos e muitos filhos, o homem mais irritante que conheceu. Antes mesmo de aterrissar em Nova York e nos revelar Howard, a narrativa decola anos antes, numa mina da Etiópia onde ocorre um acidente e mineradores aproveitam o tumulto para descolar a pedra rara, e bruta, que estará no centro de todas as atribulações de Howard. Para resumir - a pedra vira talismã de um ídolo do basquete e Howard tenta, de todas as formas, tirar proveito.

Com o escritório blindado invadido por cobradores armados, Howard empenha até a alma numa aposta sem volta, que tanto poderá transformá-lo num milionário como num 'dead man'. Conduzida pelo personagem visceral, a narrativa com frequência está saindo dos eixos e propondo-se como vertigem. Não por acaso, a câmera viaja pelo interior da pedra rara, com seus reflexos multicoloridos, e também pelo interior do corpo de Howard, num exame de cólon ou acompanhando a bala que o atinge. Sandler faz uma entrega alucinante. Os críticos citam Robert De Niro e Joe Pesci, mas cinéfilos de carteirinha percebem outra referência. O jovem Al Pacino, de Serpico e Um Dia de Cão, quando os personagens de Sidney Lumet perdem o pé da realidade. Sandler tem de seguir mais os conselhos da mulher. Sua carreira vai melhorar e a Academia não poderá mais ignorá-lo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá