Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Com Julia Roberts, 'Extraordinário' conta história de garoto com rara deformidade

07/12/17 às 06:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Em Gramado, no ano passado, em pleno efeito Aquarius - e durante a homenagem que lhe prestou o Festival de Cinema Brasileiro e Latino -, Sonia Braga teve de conter o arroubo dos jornalistas. Foi durante sua entrevista coletiva, quando ela anunciou que faria a mãe de Julia Roberts no próximo filme da estrela. "Calma, gente; vai ser só uma participação pequena, e eu não contraceno com ela." O filme estreia nesta quinta, 7, nos cinemas brasileiras, a participação de Sonia resume-se a uma cena, mas é um momento mágico. O próprio filme é fora de série. Não por acaso, chama-se Extraordinário.

É uma adaptação do livro de Raquel Jaramillo, escondida por trás do pseudônimo de R.J. Palacio. Extraordinário conta a história de August, um menino que nasceu com uma rara deformidade facial. "Auggie" foi criado em casa, na redoma protetora da família, mas quando o filme começa, ele está indo à escola pela primeira vez. Demoramos um pouco para vê-lo. A câmera, subjetiva, adota seu ponto de vista e Auggie ainda se protege com a máscara de astronauta. Na porta da escola, o pai, Owen Wilson, tira do filho a proteção e a mãe, Julia, diz baixinho - "Ó Deus, fazei com que sejam gentis com ele."

Era o que também queria a autora. Extraordinário, o livro, é um raro lançamento que inclui, à maneira dos extras de DVDs, um apêndice com making of do filme, a palavra da autora, do diretor Stephen Chbosky, do elenco, etc. R.J. diz que o que mais queria é que o filme fosse um manifesto de gentileza num mundo cada vez mais materialista e autocentrado. A propósito, o diretor conta qual foi seu momento mais emocionante durante a filmagem, mas convém não revelar agora, para não tirar a graça. Deixe para ler a palavra do diretor, depois.

Leia mais:

Imagem de destaque

Youtuber Felipe Neto testa positivo para Covid-19

Imagem de destaque

Programa Guest visita casa do youtuber Renato Garcia

Imagem de destaque

Laudo da Polícia Civil indica acidente na morte de MC Kevin

Imagem de destaque

Polícia investiga morte de MC Kevin, no Rio de Janeiro

Para espectadores não tão jovens - que viveram os anos 1980 e assistiram a Marcas do Destino/Mask -, Extraordinário talvez faça lembrar o longa de Peter Bogdanovich com Cher, no papel que lhe deu o prêmio de melhor atriz em Cannes. Marcas do Destino é sobre outro garoto com o rosto deformado, e cuja mãe se esforça para lhe garantir uma infância feliz. Seria muito fácil fazer de Extraordinário um filme apelativo, melodramático. Diretor e elenco superaram o desafio. Julia, Sonia, o garoto Jacob Tremblay - O Quarto de Jack - são gloriosos. Mas o "eureca" é do livro. Um achado da escritora. Ela conta a história de Auggie pelos olhos dos demais personagens. Cada um com seus problemas. Isso relativiza a dor de Auggie. E fortalece a corrente do bem que é sua vida.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá