Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Filme de Eliza Capai ganha prêmio da Anistia Internacional no festival de Berlim

16/02/19 às 12:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Dieter Kosslick foi poético. O diretor da Berlinale, que assina sua última seleção, veio apresentar os prêmios paralelos e fez um comunicado. "Durante quase todo o festival o céu sobre Berlim tem estado encoberto, mas hoje amanheceu límpido, com esse azul sem nuvens. É como se o céu quisesse facilitar a subida de um amigo, meu e do festival, que morreu, mas eu espero que já esteja lá em cima. Bruno Ganz foi sempre um amigo da Berlinale, e um grande ator. Está indo levar sua arte para outras dimensões. Ganz, só para lembrar, foi ator de Wim Wenders em Asas do Desejo, também conhecido como O Céu Sobre Berlim, daí a liberdade poética de Kosslick.

O primeiro foi para... o Brasil! Eliza Capai ganhou o prêmio da Anistia Internacional por seu longa Espero Tua (Re)Volta, exibido na mostra Generation. O filme é sobre as ocupações de estudantes de 2015, quando garotos e garotas ocuparam escolas de São Paulo para exigir educação. "Fazer o filme foi difícil, mas nem nos piores pesadelos eu poderia imaginar que o filme ficaria pronto em condições tão adversas. É uma honra estar aqui e protestar, para mundo, contra o governo homofóbico, racista e contra as mulheres que se instalou no País."

Elisa conversou rapidamente com o jornal O Estado de S. Paulo , no fim da cerimônia. "Sempre sonhei com um lançamento alternativo, para que o filme chegasse ao seu público e, com o apoio da Anistia, acho que vamos conseguir isso. Põe no jornal, por favor, para que o Brasil saiba da importância desse prêmio. Somos independentes. Precisamos de todo apoio para fazer e lançar nossos filmes."

Leia mais:

Imagem de destaque

Youtuber Felipe Neto testa positivo para Covid-19

Imagem de destaque

Programa Guest visita casa do youtuber Renato Garcia

Imagem de destaque

Laudo da Polícia Civil indica acidente na morte de MC Kevin

Imagem de destaque

Polícia investiga morte de MC Kevin, no Rio de Janeiro

Outro prêmio decisivo foi o do júri ecumênico, que foi para Deus Existe, Seu Nome É Petrunya, de Teona Strugar Mitveska, da Macedônia, na competição. A defesa da juventude, pela Anistia, cuja dirigente citou estatísticas sobre o número de jovens mortos, principalmente negros, e a das mulheres, pelo júri ecumênico deram o tom da cerimônias. E perto daqui, na praça de Potsdamer, havia um protesto de blusões amarelos. Sob o céu azul de Berlim as coisas estiveram quentes agora pela manhã.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá