Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Uma retrospectiva para reverenciar Babenco

07/02/20 às 07:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Desta sexta, 7, e até 9 de abril, quando estreará o documentário Babenco - Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, de Barbara Paz, a Reserva Cultural estará apresentando, à razão de um filme por semana, a retrospectiva completa da obra de Hector Babenco. O início da programação, nesta sexta, 7, não é aleatório. Babenco nasceu nesse dia, em 1946, em Mar Del Plata.

O início não poderia ser mais glorioso - o maior filme do diretor, aquele responsável por sua consagração internacional, em 1980. Quando fez Pixote - A Lei do Mais Fraco, Babenco estava com 34 anos e já tinha dois filmes no currículo, O Rei da Noite e Lúcio Flávio - O Passageiro da Agonia. Nascido na Argentina, Babenco fez-se brasileiro. Gostava de dizer que foi por causa de Lúcio Flávio. Dada a natureza - e a voltagem crítica do filme -, a consolidação dos esquadrões da morte, nos porões da ditadura militar -, Babenco achava que só um autor brasileiro poderia, e deveria, abordar o tema.

E veio Pixote, que venceu o prêmio de melhor filme estrangeiro pela crítica de Nova York e ainda valeu a Marília Pêra o prêmio da Associação Nacional de Críticos dos EUA. Um retrato violento da infância carente no Brasil. O pequeno Pixote vai parar no reformatório, que, em vez de lhe dar uma oportunidade, aprimora sua formação como criminoso. Algumas cenas são antológicas - a da Pietà, principalmente.

Leia mais:

Imagem de destaque

Youtuber Felipe Neto testa positivo para Covid-19

Imagem de destaque

Programa Guest visita casa do youtuber Renato Garcia

Imagem de destaque

Laudo da Polícia Civil indica acidente na morte de MC Kevin

Imagem de destaque

Polícia investiga morte de MC Kevin, no Rio de Janeiro

Pixote provocou muita polêmica porque o ator que fazia o papel, Fernando Ramos da Silva, seguiu carreira no crime e foi morto pela polícia em 1987. Babenco sempre possuiu uma direção de cena forte. Seguiu filmando, até morrer, em 2016. Pixote é sua obra-prima.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá