Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Basquete em cadeira de rodas de Cascavel garante permanência na elite nacional

20/06/24 às 21:23 - Escrito por Luciano Neves
siga o Tarobá News no Google News!

O paradesporto de Cascavel se tornou uma referência no Estado. No basquetebol em cadeira de rodas, o time cascavelense está em outro patamar e é uma das potências do Paraná. E consolidou essa condição por se tornar uma equipe de elite nacional. Os paratletas que integram a Associação dos Paratletas de Cascavel (APAC) representaram o município no Campeonato Brasileiro de basquete em cadeira de rodas, em São Paulo. Foi a primeira participação do time cascavelense nesta competição. Por isso, tem motivos para comemorar o nono lugar. Essa posição garantiu a permanência de Cascavel na elite desta modalidade para o ano que vem. “Para nós foi muito importante, para a sequência do trabalho, a gente conseguir permanecer na primeira divisão. Foi a primeira vez que conseguimos enfrentar equipes fortes, com atletas que fazem parte da Seleção Brasileira e que vêm disputando há muitos anos o basquete em alto nível. Cascavel conseguiu participar dessa competição e a permanência na elite era o nosso objetivo principal. Vamos continuar o trabalho para, futuramente, conseguir posições melhores”, explicou Rodrigo Zini, técnico da equipe de basquete em cadeira de rodas de Cascavel.

A garantia da participação no Brasileiro da Série A no ano que vem obriga o time cascavelense a antecipar o planejamento para a próxima temporada. Isso porque, a competição nacional será no primeiro semestre. “O basquete em cadeira de rodas é muito complexo. Então, a gente não pode deixar para preparar o time um mês, dois meses, antes da competição. A partir de agora vamos virar a cabeça para o ano que vem para começar a preparação para o próximo ano”, explicou o treinador.

No Brasileiro, a APAC teve que organizar apenas a equipe masculina. Um dos principais nomes do esporte em Cascavel é a atleta Denise Eusébio. Porém, ela atuou em São Paulo como integrante da comissão técnica. Denise é a atleta da Seleção Brasileira e, no ano passado, disputou o Parapan de Santiago.

Leia mais:

Imagem de destaque
FUTEBOL AMADOR

Centralito é o grande campeão do Campeonato Chácara Fardoski de 2024

Imagem de destaque
FUTSAL FEMININO

Stein Cascavel estreia neste domingo na Libertadores da América de futsal feminino

O Cascavel tem o pior ataque da Série D
SÉRIE D

Cascavel se despede da Série D do Brasileiro contra o Avenida neste domingo

Imagem de destaque
LIGA NACIONAL

Em clássico emocionante, Cascavel vence o Pato por 6 a 4 pela Liga Nacional

 

Paranaense

Se bem que a temporada do time de basquete em cadeira de rodas de Cascavel ainda não terminou. Os atletas ganharam alguns dias de folga depois do Brasileiro. Mas nesta sexta-feira (21), o elenco já retoma os treinamentos. A meta agora é defender o posto de melhor time do Estado. Em 2023, Cascavel foi campeã do Paranaense da modalidade. E busca mais um título neste segundo semestre. O Estadual é dividido em duas etapas e a primeira delas será no mês de agosto, em Guarapuava. “A gente tem agora o Paranaense no segundo semestre. São duas etapas. Cascavel é uma candidata ao título do Campeonato Paranaense, já que fomos campeões no ano passado e a gente vem preparando a equipe para essa competição”, disse. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá