Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Basquete em cadeira de rodas de Cascavel garante permanência na elite nacional

20/06/24 às 21:23 - Escrito por Luciano Neves
siga o Tarobá News no Google News!

O paradesporto de Cascavel se tornou uma referência no Estado. No basquetebol em cadeira de rodas, o time cascavelense está em outro patamar e é uma das potências do Paraná. E consolidou essa condição por se tornar uma equipe de elite nacional. Os paratletas que integram a Associação dos Paratletas de Cascavel (APAC) representaram o município no Campeonato Brasileiro de basquete em cadeira de rodas, em São Paulo. Foi a primeira participação do time cascavelense nesta competição. Por isso, tem motivos para comemorar o nono lugar. Essa posição garantiu a permanência de Cascavel na elite desta modalidade para o ano que vem. “Para nós foi muito importante, para a sequência do trabalho, a gente conseguir permanecer na primeira divisão. Foi a primeira vez que conseguimos enfrentar equipes fortes, com atletas que fazem parte da Seleção Brasileira e que vêm disputando há muitos anos o basquete em alto nível. Cascavel conseguiu participar dessa competição e a permanência na elite era o nosso objetivo principal. Vamos continuar o trabalho para, futuramente, conseguir posições melhores”, explicou Rodrigo Zini, técnico da equipe de basquete em cadeira de rodas de Cascavel.

A garantia da participação no Brasileiro da Série A no ano que vem obriga o time cascavelense a antecipar o planejamento para a próxima temporada. Isso porque, a competição nacional será no primeiro semestre. “O basquete em cadeira de rodas é muito complexo. Então, a gente não pode deixar para preparar o time um mês, dois meses, antes da competição. A partir de agora vamos virar a cabeça para o ano que vem para começar a preparação para o próximo ano”, explicou o treinador.

No Brasileiro, a APAC teve que organizar apenas a equipe masculina. Um dos principais nomes do esporte em Cascavel é a atleta Denise Eusébio. Porém, ela atuou em São Paulo como integrante da comissão técnica. Denise é a atleta da Seleção Brasileira e, no ano passado, disputou o Parapan de Santiago.

Leia mais:

Imagem de destaque
FUTSAL FEMININO

Stein Cascavel estreia na Copa Mundo do Futsal com goleada sobre a Sogipa

Imagem de destaque
FUTSAL

Começa em Cascavel a maior competição mundial de equipes do futsal feminino

Imagem de destaque
FUTSAL FEMININO

Stein estreia na Copa Mundo contra as gaúchas da Sogipa nesta terça

Imagem de destaque
FUTEBOL AMADOR

Definidos os confrontos das quartas de final do Campeonato Chácara Fardoski

 

Paranaense

Se bem que a temporada do time de basquete em cadeira de rodas de Cascavel ainda não terminou. Os atletas ganharam alguns dias de folga depois do Brasileiro. Mas nesta sexta-feira (21), o elenco já retoma os treinamentos. A meta agora é defender o posto de melhor time do Estado. Em 2023, Cascavel foi campeã do Paranaense da modalidade. E busca mais um título neste segundo semestre. O Estadual é dividido em duas etapas e a primeira delas será no mês de agosto, em Guarapuava. “A gente tem agora o Paranaense no segundo semestre. São duas etapas. Cascavel é uma candidata ao título do Campeonato Paranaense, já que fomos campeões no ano passado e a gente vem preparando a equipe para essa competição”, disse. 

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá