Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cascavel Futsal e Pato Futsal: o clássico dos ‘clássicos’ do futsal do Paraná

22/07/23 às 10:05 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Torcedores de outros times do Paraná que têm uma pontinha de inveja dirão que é exagero. Mas o confronto entre Cascavel Futsal e Pato Futsal tem atributos de sobra para ser conceituado como o ‘clássico dos clássicos’ do futsal paranaenses. De fato, em termos de Estado, o número de conquistas do Pato é bem inferior ao número de títulos do Cascavel Futsal: sete contra uma. Os dois times ainda nem se enfrentaram numa decisão estadual.

Mas o ‘clássico dos clássicos’ se tornou o ‘clássico dos clássicos’ pela dimensão alcançada pelas duas equipes. São os dois únicos times do Paraná com títulos da Liga Nacional. Aliás, Pato Futsal e Cascavel Futsal colocaram três conquistas em quadra no confronto deste sábado (22), às 19 horas, no ginásio Dolivar Lavarda, pela 16ª rodada da Liga. Inclusive, juntos, Cascavel Futsal e Pato Futsal venceram três das últimas cinco edições da Liga. O Pato faturou os títulos das edições de 2018 e 2019. E o Cascavel Futsal levantou a taça da Liga em 2021. O Pato também é o time paranaense com o maior número de conquistas nacionais. Além do bicampeonato da Liga, venceu também a Taça Brasil de Clubes e a Copa do Brasil.

Já o Cascavel Futsal é, nada mais, nada menos, que o atual bicampeão da Libertadores da América. Aliás, é o único time paranaense no futsal masculino a vencer a competição continental. No futsal feminino, Stein Cascavel e Cianorte já foram campeões da Libertadores. Então, não há necessidade mais argumentos para justificar o porquê o confronto entre Pato Futsal e Cascavel Futsal é o clássico dos clássicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
ESPORTE

Paratleta de Cascavel será representante brasileiro no Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista

Imagem de destaque
PARANAENSE 2024

Paranaense: sete times classificados e cinco equipes na luta contra o rebaixamento

Imagem de destaque
PARANAENSE 2024

Cascavel empata com o Operário pela décima rodada do Paranaense

Imagem de destaque
CORRIDA DE RUA

Corrida Zero Run teve recorde de participantes em Cascavel

Na Liga, o Pato é quem vive um momento de maior pressão. O time está mais abaixo na tabela de classificação com 19 pontos e precisa do resultado positivo para se manter na zona de classificação para as oitavas de final. Já o Cascavel Futsal é o dono da melhor campanha entre os times do Paraná e aparece na quinta posição com 28 pontos. Com essa pontuação, o time já está classificado para a fase de oitavas de final. Mas nada de comodismo para a equipe do técnico Lucas Chioro, que quer seguir próximo dos quatro primeiros colocados. Permanecer nessa faixa da tabela até o fim da fase de classificação garante ao Cascavel Futsal o direito de fazer a partida de volta das oitavas em casa. Aliás, por falar em mata-mata, Cascavel Futsal e Pato Futsal se enfrentaram nas quartas de final da última Liga Nacional. Na ocasião, a Serpente Tricolor despachou o rival com um empate em Pato Branco e uma vitória por 4 a 2, dentro de casa.

 

Tabu

O Cascavel Futsal defende um longo tabu diante do Pato. Não perde para o adversário há nove jogos oficiais. A última vez que o representante do sudoeste derrotou a Serpente Tricolor foi no dia 10 de setembro de 2019. Naquele jogo, o Pato fez 3 a 0 no Cascavel Futsal pelo Paranaense da Série Ouro. De lá para cá, o maior campeão do Paraná não perdeu mais o clássico dos clássicos. Só a título de registro, no ano passado, os dois times fizeram dois amistosos de pré-temporada. O Pato venceu o Cascavel Futsal na Neva. E a Serpente Tricolor derrotou o Pato no Dolivar Lavarda. Pela Liga, o Cascavel Futsal não perde para o adversário desde abril de 2019. Se bem que o clássico não ocorreu nas edições de 2020 e 2021, já que a Liga teve outro formato. O último encontro entre eles ocorreu no Paranaense da Série Ouro. O duelo ocorreu no dia 17 de abril e a Serpente Tricolor venceu por 1 a 0, na Neva, gol de Jhony. Os dois times estão um pouco diferentes o Pato ainda era treinado por Sérgio Lacerda, que deixou o time e hoje dirige o Campo Mourão. Quem comanda o bicampeão da Liga é Fabiano Silva. O Pato foi atrás de reforços e já fez a apresentação do ala Amokachy.

O Cascavel Futsal também tem mudanças no elenco. A principal delas é a presença de Carlão, que retornou ao clube e até balançou as redes no último jogo. Carlão já não estava mais no Cascavel Futsal quando as duas equipes se enfrentaram pelas quartas da Liga no ano passado. Mas já vivenciou o clássico inúmeras vezes.

 

Clássicos

O Cascavel Futsal vem de uma sequência de clássicos pela Liga. Na última sexta, derrotou o Campo Mourão por 3 a 1, em casa. Antes disso, empatou em 3 a 3 com o Foz Cataratas e venceu o Umuarama por 2 a 0, também na Coopavel. Na última segunda-feira, a Serpente Tricolor jogou pelo Estadual e empatou em 1 a 1 com o atual campeão paranaense Chopinzinho. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá