Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Foz e Ciudad del Este discutem protocolos para a reabertura da Ponte da Amizade

22/05/20 às 09:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Lideranças empresariais, representantes da sociedade civil organizada, gestores públicos e técnicos dos setores de saúde e segurança de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este começaram a discutir os protocolos a serem implantados na fronteira quando a Ponte Internacional da Amizade for reaberta. A reunião on-line foi nesta quinta-feira, 21.

A via de integração entre Brasil e Paraguai foi fechada há cerca de 60 dias, por medidas dos governos centrais dos dois países, para o controle e prevenção da pandemia de covid-19. Interdependentes, as cidades da região sentem os reflexos sociais e econômicos causados pela paralisação das atividades produtivas transfronteiriças.

Representantes de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este querem antecipar-se ao momento da reabertura da Ponte da Amizade, definindo um conjunto de procedimentos e ações para assegurar a segurança e a saúde das pessoas. A retomada planejada do comércio e do turismo iguaçuenses é usado como exemplo para a área de fronteira.

Leia mais:

Imagem de destaque
CRÉDITO SUPLEMENTAR

Liberação de verbas para secretarias serão usadas onde?

Imagem de destaque
LIXO

Terreno cheio de lixo e tomado pelo matagal gera alerta em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Vídeo mostra ação de homem realizando furto em Castro

Imagem de destaque
POLICIAL

PF deflagra Operação Fronteira Seca contra os crimes de contrabando e descaminho

“Pela importância que a Ponte da Amizade tem para a economia, o emprego, a renda, o comércio internacional e o turismo, não só das duas cidades como dos dois países, queremos que essa reabertura seja célere”, acentuou o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, Mario Camargo.

“Nosso objetivo é trabalhar em conjunto, Foz e Ciudad del Este, para termos os protocolos prontos para serem aplicados assim que nossos governos reabrirem a ponte”, completou. “Esse processo será com cuidado, segurança e responsabilidade. Mas precisamos projetar esse prazo a fim de evitarmos mais falências e desemprego”, disse Mario.

O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, ressaltou a importância da integração para a busca de soluções e citou a crise vivida pelas cidades na fronteira. “Nos colocamos à disposição para buscar mecanismos e soluções em consenso. Estamos diante de uma crise econômica que é a pior da história em nossa região das Três Fronteiras”, sublinhou.

O secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, representou na reunião o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD). Ele defendeu a importância dos cuidados com a saúde. “Precisamos estar preparados para quando a abertura das fronteiras acontecer, o que deverá ser com extremo cuidado com a saúde”, apontou.


Rádio Cultura de Foz

© Copyright 2023 Grupo Tarobá