Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Licitação de Tamarana para compra de motoniveladora é suspensa pelo TCE

06/03/20 às 11:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma suposta irregularidade de exigência contida em um edital lançado pela Prefeitura de Tamarana, levou o Tribunal de Contas a determinar a suspensão de uma licitação. O objetivo da licitação é a aquisição, pelo valor máximo de R$ 559 mil, de uma motoniveladora para ser utilizada na recuperação e manutenção das estradas vicinais do município.

Uma empresa alegou que a obrigatoriedade de as licitantes comprovarem que a fabricante do equipamento a ser licitado possui as certificações ISO 9001 e ISO 14001 restringia a competitividade, podendo levar à celebração de uma contratação economicamente desfavorável à administração municipal.

O relator do processo, conselheiro Fernando Guimarães, deu razão à argumentação da representante. Para decidir, ele tomou como base a jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU), segundo a qual as certificações ISO visam demonstrar a adequação do modelo de atuação de uma empresa, não tendo qualquer relação com a garantia de qualidade do produto oferecido.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

BPFRON prende dois homens por falsificação em distrito de Umuarama

Imagem de destaque
DETIDO

BPFRON captura suspeito com Mandado de Prisão em aberto em Guaíra

Imagem de destaque
POLICIAL

Carreta carregada com cocaína é apreendida pela Polícia Civil em Foz do Iguaçu

Imagem de destaque
POLICIAL

BPFRON e 31º BPM recuperam veículo roubado durante ação integrada em Terra Roxa

Portanto, como a intenção da licitação é a compra de um equipamento, o município deveria, em lugar disso, demandar das interessadas a apresentação de um certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) relativo especificamente à motoniveladora a ser fornecida, exemplificou o conselheiro.

Com a suspensão, foi aberto prazo de 15 dias para apresentação de defesa por parte dos representantes do Município de Tamarana.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá