Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Brasil abre 72 novos mercados agrícolas em 2024; assista ao vídeo

03/07/24 às 09:34 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) abriu 72 novos mercados para produtos agrícolas brasileiros no comércio mundial no 1º semestre de 2024, envolvendo 30 países. O número supera recordes anteriores e é maior do que o registrado durante todo o ano de 2019 e 2022, que tiveram 35 e 53 novas aberturas, respectivamente.  


Junho foi o mês que mais contribuiu para tornar este o melhor semestre da história para o comércio exterior da agropecuária brasileira. Ao longo do mês, foram abertos 26 mercados em 13 países, correspondendo a 32% de todas as aberturas realizadas no ano. 


As aberturas ocorridas em 2024 contemplam todos os continentes: África (6) - África do Sul, Botsuana, Lesoto, Nigéria, Zâmbia e Egito; Ásia (13) - Arábia Saudita, Armênia, Butão, Cazaquistão, China e Hong Kong, Coreia do Sul, Filipinas, Índia, Omã, Paquistão, Quirguistão, Singapura e Turquia; Europa (3) - Belarus, Rússia e Grã-Bretanha; Oceania (1) - Austrália; e Américas (7) - Canadá, México, Estados Unidos, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Peru.  

Leia mais:

Imagem de destaque
PARA REPRODUÇÃO

Gabão vai importar bovinos e bubalinos vivos do Brasil

Imagem de destaque
MEIO CENTÍMETRO

Inseto pequeno provoca prejuízo de R$ 8 bilhões em canaviais

Imagem de destaque
LEVANTAMENTO

Mesmo com baixa demanda, preços da laranja seguem estáveis

Imagem de destaque
ESTABILIDADE

Demanda mantém cotações de frango firmes no início do mês


Entre os principais produtos que tiveram acordos nos requisitos sanitários e fitossanitários estão pescados de cultivo e derivados, sementes de hortaliças, suínos vivos e seus derivados, carne suína, pescados, gelatina e colágeno de várias origens, proteínas processadas de aves, produtos à base de camarões, embriões bovinos, sêmen bovino, alevinos de tilápia, peixes ornamentais, carne e produtos cárneos de ovinos, extrato de carne bovina, café verde, ovos e milho não transgênico.  


A expansão de mercados internacionais também tem impulsionado as exportações brasileiras, com o agronegócio representando 49,6% do total nos primeiros cinco meses do ano, gerando US$ 67,17 bilhões em receita.  


Desde o começo de 2023, período em que iniciou o terceiro mandato do presidente Lula e a gestão do ministro Carlos Fávaro no Mapa, o Brasil alcançou um total de 150 mercados em 52 países.  Nesta segunda-feira (1), o México informou o governo que aprovou o protocolo sanitário brasileiro e vai importar material genético avícola do Brasil.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá