Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Brasil deve recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa

16/04/24 às 18:02 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

O Observatório da Restauração e do Reflorestamento apontou, nesta segunda-feira (15), Dia Nacional da Conservação do Solo, que o Brasil terá que recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa até 2030. Isso porque o país não avançou como deveria na meta assumida internacionalmente e até agora, apenas 79 mil hectares da sua cobertura vegetal original foi recuperada. Isso significa que menos de 1% da meta foi atingida.


Nos últimos anos o desmatamento e a degradação avançaram sobre os biomas brasileiros. De acordo com levantamento da MapBiomas, entre os anos de 2019 e 2022, o Brasil perdeu 9,6 milhões de hectares de vegetação nativa.


Segundo a diretora do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Fabíola Zerbini, esse cenário fez com que desde janeiro de 2023 o governo iniciasse uma revisão das metas e políticas públicas para o setor, não apenas para que o Brasil possa cumprir com os acordos firmados para conter os avanços da crise climática, mas principalmente para que as propriedades rurais privadas e o próprio Estado fiquem regulares em relação à legislação ambiental.

Leia mais:

Imagem de destaque
APÓS CRESCER

Área dedicada à plantação de trigo sinaliza queda neste ano

Imagem de destaque
LEVANTAMENTO

Preços do mamão havaí caem na última semana do mês de abril

Imagem de destaque
2ª MAIS CARA DO MUNDO

Conheça Donna, a vaca nelore que custa R$ 15,5 milhões

Imagem de destaque
EM RIBEIRÃO PRETO

Governo anuncia linha de crédito para medios e pequenos produtores


“O horizonte de passivo do Código Florestal - somando área privada e pública - está em torno de 25 milhões de hectares de vegetação nativa que precisa ser recuperada. A gente entende que desses 25 [milhões], aproximadamente nove podem ser compensados, ou seja, o produtor decide que vai proteger uma área que está conservada, e a gente vai recuperar algo em torno de 14 milhões, que é a meta atualizada, mas lembrando que a oficial é pelo menos 12 milhões de hectares,” disse Fabíola.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá