Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Café é uma fruta? Veja de onde vem a bebida que é símbolo do Brasil

24/05/24 às 22:24 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

O dia 24 de maio foi escolhido como o Dia Nacional do Café. A bebida é o símbolo do Brasil e, depois da água, é a mais consumida pelos brasileiros. Neste ano, a safra brasileira de café deve chegar a 58, 81 milhões de sacas (o café é comercializado no mundo todo em sacas de 60 quilos), de acordo com as projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 


No Brasil, há o cultivo de duas espécies de café, o arábica, em Minas Gerais, principalmente e o café conilon, ou robusta, em Rondônia, Bahia, Espírito Santo. Mas afinal, o café é uma fruta ou um grão? Qual é a diferença entre o café arábica e o café conilon? Conheça mais sobre o café:


O café é a fruta do cafeeiro, um arbusto que pertence à família Rubiaceae do gênero Coffea. A planta é nativa da África e existem mais de 25 espécies, mas tem duas mais conhecidas no mundo todo e são commodities: o café arábica e o café conilon. O café arábica é o que tem maior interesse econômico. 

Leia mais:

Imagem de destaque
MAIS CARO

Veja por que os preços do leite de vaca estão em alta no Brasil

Imagem de destaque
ENTENDA

Onda de calor em pleno inverno pode deixar o tomate mais barato

Imagem de destaque
ENTENDA

Embrapa solicita autorização à Anvisa para plantio de cannabis

Imagem de destaque
ESTOQUES LIMITADOS

Demanda de trigo segue firme, mas clima preocupa produtores


A fruta é bem característica: quando está imatura, tem a cor verde e, com a maturação, se torna vermelha. É formada por uma casca e uma polpa e, no centro, está o grão. É dele que se obtém a bebida café. 


A fruta de café surge após o florescimento do cafeeiro, que normalmente acontece no Brasil entre os meses de julho e setembro. Nessa fase, a árvore exala um cheiro forte e fica branca. Depois de alguns meses, as flores se transformam nas “cerejas” de café. 


Colhidas, as cerejas passam por um processo de fermentação, beneficiamento e secagem. Então, os grãos que estão dentro da fruta são torrados. Esse processo de torra é controlado, de acordo com as demandas do mercado: há o café mais torrado, os de torra média e de torra suave! E aí, e só moer e passar o café!

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá