Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Demanda externa faz negociação nos portos se manter em alta

28/11/22 às 15:52 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

De acordo com levantamento feito pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), enquanto as negociações do milho nos portos seguem intensas desde o início deste mês, impulsionadas pela maior demanda externa, no interior do País, a liquidez tem sido baixa. 


Isso porque, atentos às valorizações nos portos e à espera de novas altas nos preços, agricultores priorizam as vendas ao mercado externo e limitam a disponibilidade no spot nacional. 

Leia mais:

Imagem de destaque
NOVO PLANO SAFRA

Mapa discute medidas com representantes da Sociedade Rural Brasileira

Imagem de destaque
30% EM 2023

Movimentação de grãos por hidrovias tem salto 780% em 13 anos

Imagem de destaque
PEQUENAS VARIAÇÕES

Oferta de batata se mantém estável no mês de abril

Imagem de destaque
PONTUAIS

Negócios com trigo seguem lentos nesta entressafra


Esse cenário, somado à maior presença de compradores, vem elevando os valores do milho. A demanda mais aquecida nos portos brasileiros ocorre mesmo em período de colheita nos Estados Unidos. 


Assim, a maior procura externa é influenciada pela oferta global enxuta, tendo em vista problemas climáticos no Hemisfério Norte, que reduziram a oferta, e o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, que resulta em limitações da logística no Mar Negro. 


Por sua vez, os estoques brasileiros confortáveis e a expectativa de safra verão volumosa estimulam produtores a negociarem o milho para exportação. Com isso, até a terceira semana de novembro (considerando-se 12 dias úteis), os embarques brasileiros já superaram o volume escoado em todo o mês de novembro do ano anterior. 


As informações foram publicadas pelo Cepea. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá