Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Entenda os mitos e verdades sobre a produção de carne de frango

19/04/24 às 16:44 - Escrito por BAND
siga o Tarobá News no Google News!

O Brasil é o maior produtor de carne de frango do mundo. Dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), instituição que reúne as indústrias produtoras e exportadoras dessa carne, apontaram que em 2023, a produção chegou a 14,8 milhões de toneladas. Em 2024, a tendência é de aumento, podendo ultrapassar as 15 milhões de toneladas. Nesse contexto, uma dúvida muito comum é a presença de hormônios na carne do frango. Mas, será que os frangos têm hormônio ou é um mito?


É um mito. No Brasil, a utilização de hormônios na produção de carne de frangos é proibida. “O crescimento acelerado das aves é resultado de décadas de seleção genética e avanços na nutrição e no manejo das aves”, explica Rebeca Horn Vasconcelos, zootecnista da Tijuca Alimentos. De acordo com Horn, os frangos de corte comercialmente disponíveis para o consumo no Brasil não recebem hormônios.


A zootecnista enfatiza que o uso de hormônios em aves destinadas ao consumo humano é proibido no Brasil. "Os produtores são rigorosamente regulamentados e inspecionados para garantir a conformidade com as leis e regulamentos de segurança alimentar".

Leia mais:

Imagem de destaque
EMISSÃO DE GASES

Estados do Sul debatem formas de reduzir efeito estufa

Imagem de destaque
FLEXIBILIDADE

Preços domésticos do algodão em pluma caem no mês de abril

Imagem de destaque
EM PLANTAÇÕES

Avião da Embraer será utilizado para testes de combate à pragas

Imagem de destaque
ENTENDA

Paraná inicia colheita da segunda safra de feijão apesar de temor


A lei que proíbe o uso de hormônios na criação de frangos não existe apenas, no Brasil, mas em outros países da América Latina e Europa, garantindo a segurança alimentar em larga escala. 


Veja por que os frangos crescem rápido nas granjas


Em uma criação comercial de aves, o frango leva cerca de 60 dias para atingir o peso ideal para abate e, por se desenvolver em um período tão curto de tempo, as pessoas ainda têm dúvidas sobre a criação. A zootecnista Rebeca Horn explica por que os frangos crescem tão rápido nas granjas: genética, nutrição e manejo são os três itens responsáveis pelo crescimento acelerado.


- Aprimoramento genético: por meio de pesquisas, as linhagens de frango foram otimizadas ao longo dos anos, resultando em aves com maior potencial de crescimento;


- Nutrição balanceada: a alimentação das aves possui dietas formuladas por especialistas e enriquecidas com nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável dos animais;


- Manejo adequado: as condições de criação, como temperatura, ambiência e sanidade também influenciam significativamente no crescimento dos frangos;

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá